Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 639113.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n/a
Objetivos
A- 1.Aprofundar os conhecimentos de boa realização do texto; Aprofundar a expressividade da leitura
2. Elaborar formas de escrituralidade de acordo com as funções e formas estruturais das histórias;
B - Apreender as estratégias e técnicas de escrita criativa
C- Adquirir competência de escrita ficcional
1. Desenvolver competências na representação imaginativa do mundo real
2. Adquirir competências na construção de histórias ficcionais
Programa
I - O prazer da escrita/ o prazer da leitura
1. Os aspetos gerais da escrita e da expressividade
1.1. Tom, natureza e finalidade
1.2. A textualidade
1.2.1. As estruturas gramaticais
1.2.2. A coerência e a coesão textual
Exercícios de aplicação prática
2. O texto escrito
2.1. O texto descritivo e o texto narrativo
2.2. Texto, intertexto e plurissignificação do texto.
Exercícios de aplicação prática
3. A narratividade da escrita
3.1. A representação dos mundos possíveis
3.2. O tempo
3.3. A descrição
3.4. As personagens
Exercícios de aplicação prática
II O contar e o recontar
1. O conto - morfologia do conto
2. Como escrever uma história
2.1. O Inicio e as funções
2.2. A focalização
2.3. Construção das personagens
2.4. Representação do espaço e do tempo
3. A construção da ficção
3.1 O enredo
3.2. Encadear as sequências narrativas
3.3. O climax e a finalização
Exercícios de aplicação prática
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (continua e cumulativa):
- Exercícios de escrita desenvolvidos em contexto de aula(15%)
- Realização, leitura e discussão de 2 textos ficcionais - auto e heteroavaliação (20%)
- Teste formativo incidindo sobre a competência de escrita (30%)
- Conto (35%)
Bibliografia
- Bach, P. (2001). O prazer da escrita. Porto: Asa
- Calvino, I. (2010). Sobre o Conto de Fadas. lisboa: teorema
- Eco, U. (1997). Seis Passeios nos Bosques da Ficção. lisboa: Difel
- Norton, C. (2001). Os Mecanismos da escrita Criativa. lisboa: teorema
- Propp, V. (2003). Morfologia do Conto. lisboa: Vega
Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas
b)Exercícios da aplicação prática
Software utilizado nas aulas
plataforma e-learning