Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 639110.
Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N.A.
Objetivos
a) Saber desenhar modelos vivos e inanimados em movimento: objetos, corpos humanos e de animais, adequando técnicas, estratégias e materiais;
b) Obter um conhecimento básico de técnicas, materiais e da anatomia dos corpos humanos, animais e de objetos, que facilite a correção no desenho de figuras e promover sugestões de movimento, permitindo desenvolver as ideias de cada autor ao perceber a diversidade de possibilidades criativas que pode aplicar no campo dos jogos digitais e da animação, tais como a desconstrução de figuras;
c) Dominar o uso dos elementos gráficos do desenho: o ponto, a linha e a mancha, em articulação com a
representação, percebendo mais possibilidades para criar sugestões de movimento, recorrendo também à textura e à fisicalidade dos materiais;
d) Contribuir para um alargamento do campo de possibilidades criativas a usar nos jogos digitais.
Programa
1 - Visão, representação e percepção do movimento:
1.1. O olho - o mecanismo da visão, a especialização dos hemisférios cerebrais e as modalidades cognitivas;
1.2. O movimento no desenho:
1.2.1. Elementos gráficos do desenho: ponto, linha e mancha;
1.2.2. A percepção dos espaços:
- A linha, a modelação da linha,
- O contorno, os contornos partilhados - a figura-fundo;
1.3. Princípios do cinema de animação;
1.3.1. O foco e o fora de campo;
2 - A linguagem narrativa visual/o desenho: planos e raccord;
2.1. A colagem;
3 - Movimento dos corpos - representação de objetos, figuras humanas e animais:
3.1. Estruturas, interações e animação de modelos vivos e objetos;
4 - Movimento facial e expressão:
4.1. Animação e deformidades visuais;
4.2. Técnicas e expressões em animação facial;
5 - Argumento, desenvolvimento e produção:
5.1. Desenvolvimento de um projeto.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua desenvolvida por exercícios práticos executados nas aulas, nos quais são aplicados os
conhecimentos adquiridos (80%).
Além desses, acrescem exercícios desenvolvidos ou concluidos em casa (10%) e a assiduidade nas aulas (10%).
Bibliografia
- Gordon, L. (1987). Desenho Anatómico. - Lisboa: Editorial Presença
- Thomas, F. e Johnston, O. (1995). The Illusion of life: Disney animation / Frank Thomas and Ollie Johnston.. New York: Hyperion Ed.
- Williams, R. (2009). The animator's survival kit: expanded edition. . London: Faber and Faber
Método de Ensino
- Exposição teórica dos conceitos enunciados nos conteúdos da U.C.
e
- Aquisição dos conceitos através da análise crítica de casos práticos/desenhos de artistas de reconhecido mérito e da
- realização de exercícios práticos.
Software utilizado nas aulas