Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92994.
Docente(s)
- Gonçalo Nuno Rodrigues Brás (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Identificar e analisar, no contexto, a estratégia de uma organização, os processos pelos quais ela é formulada, planeada e/ou formada e papéis dos intervenientes, e interpretar as respetivas implicações.
Programa
I - ESTRATÉGIA: CONCEITO E PROCESSO
1. Definições válidas.
2. Decisão, Escolhas e Processo Estratégicos.
3. A intenção estratégica.
II - ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Análise SWOT.
2. Análise Competitiva; Escola do Posicionamento.
3. Estratégias genéricas.
4. Grupos Estratégicos.
5. A cadeia de valor.
6. A Estratégia baseada nos Recursos.
7. Competências Nucleares.
III - A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. O Planeamento Estratégico formal.
2. Interação entre Formulação e Execução.
3. Moldar a Estratégia.
IV - ESTRATÉGIA E CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS
1. Estratégia e contexto empreendedor (START-UP).
2. Estratégia e contexto maduro.
3. Estratégia e contexto diversificado.
4. Estratégia e contexto inovador.
5. Estratégia e contexto internacional: A Internacionalização e a Gestão de Empresas Multinacionais.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Apresentação em contexto de aula de resumos de artigos científicos e/ou de case studies subordinados à temática da gestão estratégica.
Exame: Prova individual escrita ao abrigo das datas fixadas institucionalmente.
Bibliografia
- Ghoshal, S. e Quinn, J. e Mintzberg, H. e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts,contexts, cases. UK: Pearson Education
- Santos, A. (2008). Gestão Estratégica: Conceitos, modelos e ferramentas. Lisboa: Escolar Editora
- Shafritz, J. e Ott, J. e Jang, Y. (2010). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth
Método de Ensino
Exposição teórica com apoio do quadro e de meios audiovisuais. Análise e discussão de casos empresariais aplicados (trabalhos de grupo). Exposição crítica de leituras e sua discussão em sala.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.