IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Gestão

Gestão Estratégica

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92953.

Docente(s)
- José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (1)
- Rúben Joaquim Pinto Loureiro (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Apreender os conceitos de estratégia e de planeamento, como se relacionam, que papel desempenham e qual o seu enquadramento na estrutura de funções da organização;
2. Conhecer e aplicar instrumentos para análise do contexto (externo e interno) da organização;
3. Caracterizar a natureza (conteúdo) das estratégias;
4. Identificar os mecanismos de formação das estratégias na organização;
5. Enquadrar o processo de planeamento na formulação/gestão estratégica, identificando os seus principais níveis, áreas, tipologias e técnicas de elaboração e monitorização.

Programa
I. Conceitos

II. Análise Estratégica:
Análise do Ambiente Externo;
Análise do Ambiente Interno

III. Formulação da Estratégia:
Visão e Missão;
Estratégia do Negócio
Estratégia da Organização;
Estratégias de Internacionalização e Cooperação;

IV. Implementação da Estratégia:
Estrutura Organizacional;
Planeamento e Afetação de Recursos;
Liderança,
Cultura
Estilos de Gestão;
Inovação e Empreendedorismo;
Avaliação e Controlo da Estratégia.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:

Trabalho de grupo:
Parte 1: Revisão de Literatura (40%)
Parte 2: Case Study (50%)
Apresentação em sala de aula (10%)

Avaliação por exame:
Prova individual escrita (100%)

Bibliografia
- Mintzberg, H. e Quinn, J. e Ghoshal, S. e Lampel, J. (2013). The Strategy Process: Concepts, Contexts, Cases. London: UK: Pearson Education
- Santos, A. (2008). Gestão Estratégica ? Conceitos, modelos e ferramentas. Lisboa: Escolar Editora
- Serra, F. (2010). Gestão Estratégica ? Conceitos e prática. Lisboa: Lidel
- Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora

Método de Ensino
Ênfase no método de "aprendizagem fazendo" através “Case Study”, cabendo aos estudantes, a tarefa de efetuar o estudo do caso, enfrentar o problema de gestão, estudá-lo, analisá-lo e redigir um relatório. Exposição conceitos principais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de dezembro de 2018

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado