Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92953.
Docente(s)
- José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (1)
- Rúben Joaquim Pinto Loureiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Apreender os conceitos de estratégia e de planeamento, como se relacionam, que papel desempenham e qual o seu enquadramento na estrutura de funções da organização;
2. Conhecer e aplicar instrumentos para análise do contexto (externo e interno) da organização;
3. Caracterizar a natureza (conteúdo) das estratégias;
4. Identificar os mecanismos de formação das estratégias na organização;
5. Enquadrar o processo de planeamento na formulação/gestão estratégica, identificando os seus principais níveis, áreas, tipologias e técnicas de elaboração e monitorização.
Programa
I. Conceitos
II. Análise Estratégica:
Análise do Ambiente Externo;
Análise do Ambiente Interno
III. Formulação da Estratégia:
Visão e Missão;
Estratégia do Negócio
Estratégia da Organização;
Estratégias de Internacionalização e Cooperação;
IV. Implementação da Estratégia:
Estrutura Organizacional;
Planeamento e Afetação de Recursos;
Liderança,
Cultura
Estilos de Gestão;
Inovação e Empreendedorismo;
Avaliação e Controlo da Estratégia.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho de grupo:
Parte 1: Revisão de Literatura (40%)
Parte 2: Case Study (50%)
Apresentação em sala de aula (10%)
Avaliação por exame:
Prova individual escrita (100%)
Bibliografia
- Mintzberg, H. e Quinn, J. e Ghoshal, S. e Lampel, J. (2013). The Strategy Process: Concepts, Contexts, Cases. London: UK: Pearson Education
- Santos, A. (2008). Gestão Estratégica ? Conceitos, modelos e ferramentas. Lisboa: Escolar Editora
- Serra, F. (2010). Gestão Estratégica ? Conceitos e prática. Lisboa: Lidel
- Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
Ênfase no método de "aprendizagem fazendo" através Case Study, cabendo aos estudantes, a tarefa de efetuar o estudo do caso, enfrentar o problema de gestão, estudá-lo, analisá-lo e redigir um relatório. Exposição conceitos principais.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de dezembro de 2018
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)