Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92951.
Docente(s)
            - Francisco Paulo Vilhena Antunes Bernardino Carvalho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Perante uma situação concreta os alunos deverão ser capazes de:
	identificar corretamente a metodologia estatística mais adequada para atingir os objetivos traçados,
 aplicá-la corretamente utilizando o software estatístico SPSS, não esquecendo a validação de pressupostos, caso estes existem
 retirar conclusões da análise efetuada.
Programa
          I.	Introdução
1.1.	Alguns conceitos básicos.
1.2.	Estatística Descritiva versus Inferência Estatística.
1.3.	Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala.
1.4.	Introdução ao Software Estatístico SPSS.
1.5.	Estatística Descritiva no SPSS.
II.	Inferência Estatística
2.1.	Estimação. 
2.1.1.	Estimadores e estimativas.
2.1.2.	Estimação pontual e estimação intervalar.
2.2.	Testes de Hipóteses.
2.2.1.	Hipótese nula e hipótese alternativa. Erros de 1ª e 2ª espécie.
2.2.2.	Estatística de teste e região de rejeição. O valor-p de um teste.
2.2.3.	Testes de hipóteses paramétricos: testes para a proporção, média, diferença de médias e igualdade de mais do que duas médias.
2.2.4.	Testes de hipóteses paramétricos versus testes de hipóteses não paramétricos.
2.2.5.	Testes de hipóteses não paramétricos: testes de ajustamento, teste de independência do Qui-quadrado, teste de Wilcoxon-Mann-Whitney, teste de Wilcoxon e teste de Kruskal-Wallis.
III.	Regressão e Correlação
3.1.	Diagrama de dispersão. O coeficiente de correlação de Pearson.
3.2.	Regressão linear simples. O modelo de regressão.
3.3.	O método dos mínimos quadrados. Estimação da recta de regressão.
3.4.	Interpretação dos coeficientes de regressão.
3.5.	O coeficiente de determinação. Qualidade do modelo.
IV.	Regressão Linear Múltipla
4.1.	O Modelo de Regressão Linear. Pressupostos do modelo. 
4.2.	Estimação dos parâmetros do modelo. 
4.3.	A análise de variância e teste aos coeficientes do modelo.
4.4.	Métodos de selecção das variáveis independentes. 
4.5.	Introdução de variáveis qualitativas no modelo de regressão linear.
4.6.	Interpretação dos coeficientes de regressão.
4.7.	Estimação e previsão de novas observações.
4.8.	Validação dos pressupostos do modelo. 
4.9.	Diagnóstico de outliers e observações influentes.
V.	Análise Factorial em Componentes Principais
5.1.	Objectivos da Análise Factorial. O modelo. 
5.2.	Análise factorial em componentes principais.
5.3.	Medidas de adequabilidade.
5.4.	Determinação dos factores.
5.5.	Interpretação dos factores.
VI.	Análise de Clusters
6.1.	Introdução.
6.2.	A proximidade entre objectos. Distâncias.
6.3.	Análise de Cluster hierárquica e não hierárquica.
6.4.	Processo de clustering e o dendograma.
6.5.	Interpretação.
Metodologia de avaliação
          Aval. Contínua: O aluno escolhe uma das seguintes metodologias:
Met. A: 2 provas escritas. A nota final é igual à média aritmética das 2 provas.
Met. B: 1 prova escrita.
Os alunos dispensam de exame, caso a nota seja maior ou igual a 10
Bibliografia
          - Guimarães, R.  e Sarsfields, J. (2005). Estatística.  :  McGraw Hill
- Hair, J.  e Black, W.  e Anderson, R. (2006). Multivariate Data Analysis.  :  Prentice Hall
- Maroco, J.  e Bispo, R. (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas.  :  McGraw Hill
- Maroco, J. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Lisboa:  Report Number
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas. A componente teórica é predominantemente expositiva, prevalecendo uma forte interação entre a teoria e a aplicação prática. A componente prática é realizada em ambiente informático, utilizando o software estatístico SPSS.
Software utilizado nas aulas
          IBM-SPSS
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de dezembro de 2018
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















