6 ECTS; 2º Ano, Anual, 52,0 S + 8,0 OT , Cód. 301911.
Docente(s)
            - Olinda Maria dos Santos Sequeira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Desenvolver a capacidade de aplicação do processo de gestão estratégica.
Compreender a relevância do empreendedorismo como um processo de criação de valor. Compreender a importância da inovação no seio das organizações. Capacidade para elaborar, analisar e executar projectos.
Programa
          1.	A gestão estratégica
1.1.	Planeamento estratégico
1.2.	Análise estratégica
1.3.	Formulação e implementação da estratégia
2.	Empreendedorismo e a criação de uma empresa
2.1.Noções de empreendedorismo
2.2.Características de um empreendedor
2.3.Da ideia à criação da empresa
3. Plano Financeiro
3.1. Financiamento do negócio
4.A criação de um plano de negócios
Metodologia de avaliação
          Elaboração e apresentação de um trabalho sobre uma empresa real (20%  avaliação conjunta).
Elaboração escrita de um plano de negócios de uma empresa (40% da nota  avaliação conjunta). 
O trabalho é sujeito a apresentação e discussão (40%). 
Bibliografia
          - Freire, A. (2008). Estratégia - Sucesso em Portugal. Lisboa:  Editorial Verbo
- Mariotti, S. (2007). Entrepreneurship - Starting and operating a small business. New Jersey:  Pearson Prentice Hall
- Neves, C. (2007). Análise financeira: técnicas fundamentais. Lisboa:  Texto Editores
- Norton, R.  e Kaplan, .. (2006). Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Boston:  Harvard Business School Press
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas com resolução de casos.
Software utilizado nas aulas
          Word e Excel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)


















