IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural

Arqueologia e Património Regional e Local

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 9786/2014 de 29/07/2014

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 364135.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos básicos que lhes permitam desenvolver um conjunto de produtos de turismo cultural baseado no conhecimento e valorização do património arqueológico e paleontológico.

Programa
O que é a arqueologia e como contribui para criar património cultural.
Arqueologia e Território: princípios, estatuto epistemológico e relação com a cultura.
Arqueologia, Território e Turismo Arqueológico: metodologias de trabalho, aspectos cognitivos e estudos de caso.
Património paleontológico e o seu aproveitamento turístico: ?o paleoturismo?
O Património Cultural: definição, especificidades, valorização e preservação.
A investigação e a preservação do património arqueológico em Portugal: do século XVI aos nossos dias
O Património cultural e o património natural. Os geo-monumentos e o pioneirismo de Portugal na sua defesa, valorização e preservação
O papel do estado na preservação do património arqueológico. As instituições que gerem este património. A legislação. A preservação do património móvel arqueológico vs a preservação do património móvel paleontológico.
Construção de um projecto de turismo arqueológico.

Metodologia de avaliação
A avaliação será constituída por um trabalho escrito, que será apresentado em aula, no último dia.

Bibliografia
- Figueiredo, S. (2008). Os Dinossauros de Portugal. (Vol. --). (pp. -----). Chamusca: Cosmoa
- Oosterbeek, L. (2007). Arqueologia, Património e Gestão do Território - polémicas. (Vol. --). (pp. -----). Erechim: Ed. Habilis
- Sullivan, S. e Pearson, M. (1995). Looking after Heritage Places: the basics of Heritage Planning for Managers, Landowners and Administrators. (Vol. --). (pp. -----). Melbourne: Melbourne University Press

Método de Ensino
Aulas presenciais explicativas recorrendo aos meios convencionais de ensino (explicação no quadro e apresentação de power-point).
Visitas de estudo.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado