IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Tecnologia Química

Biorrecursos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814216.

Docente(s)
- Cecília de Melo Correia Baptista (1)(2)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Aquisição de conhecimentos na área do desenvolvimento sustentável.
Estudo dos principais recursos naturais, do seu valor intrínseco e das suas aplicações industriais e energéticas.
Apresentação de formas de gestão sustentada dos recursos naturais.

Programa
1 – Introdução - Biodiversidade.
Desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental. O valor dos recursos naturais. Classificação dos recursos naturais: recursos renováveis vs. recursos não-renováveis; recursos recicláveis vs. recursos não recicláveis.
2 – Recursos hídricos.Importância, usos e renovação da água. Medidas da redução do desperdício e da poluição das águas.
3 – Recursos biológicos. Recursos agro-alimentares – caracterização e transformação. Recursos florestais. Materiais lenhosos e não lenhosos – caracterização, transformação e aplicações industriais. Recursos animais – produção e cadeia transformadora.
4 – Recursos minerais.Degradação dos solos. Desertificação. Metálicos e não-metálicos. Características e aplicações.
5 – Recursos energéticos. Dependência energética. Fontes de energia. Combustíveis fósseis. Energias renováveis. Matérias-primas para produção de biocombustíveis.
6 – Gestão sustentada dos recursos naturais. Políticas de sustentabilidade. Estratégia nacional para a floresta. Boas práticas florestais. Certificação. Agricultura sustentável. Biorrefinaria. Utilização integral da matéria vegetal.



Metodologia de avaliação
Avaliação contínua - dois mini-testes; duas fichas de leitura; apresentação e discussão de um trabalho de grupo.
Exame final.

Bibliografia
- Carvalho, C. e Fadigas, E. e Reis, L. (2005). Energia, Recursos naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. Brasil: Manole
- Gullino, M. e Gorb, S. e Clini, C. (2008). Sustainable Development and Environmental Management - Experiences and Case Studies. EUA: Springer
- Miller Jr., G. (2007). Ciência Ambiental. S. Paulo: Cengage Learning
- Oliveira, J. (2005). Gestão Ambiental. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, aulas práticas laboratoriais e aulas de apresentação e discussão de trabalhos temáticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado