Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
20 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 60,0 P + 25,0 OT , Cód. 814328.
Docente(s)
- Luís Miguel Lopes de Oliveira (2)
- Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim (1)(2)
- Hélder da Corte Pestana (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares lecionadas ao longo do curso.
Objetivos
1. Adotar e adaptar metodologias de desenvolvimento (de software), desenho baseado em padrões e técnicas para realização de testes; implementar soluções.
2. Escrever um relatório organizado, claro, objetivo e descritivo do trabalho realizado
3. Expor e defender publicamente o trabalho desenvolvido
Programa
1. Desenvolvimento de software
1.1 Fundamentos dos processos de desenvolvimento incrementais
1.2 Especificação de requisitos
1.3 Caracterização do risco
1.4 Escalonamento de prioridades
1.5 Definição de objetivos e tarefas
1.6 Gestão do tempo considerando a urgência e importância das tarefas
1.7 Construção de planos de curto e médio prazo.
2. Modelo
2.1 Aplicação de padrões para especificação do modelo de análise a partir dos requisitos e tradução explícita desses modelos na implementação (código)
2.2 Desenho de arquitetura e sua validação
2.3 Especificação de testes e sua implementação e integração com a validação de requisitos; controlo e gestão de versões
3. Elaboração e apresentação de documentos técnicos e científicos
3.1 Noção de relatório de projeto quanto à estrutura de capítulos (mais usuais) e conteúdo (esperado) em cada capítulo (de acordo com a estrutura); notações para identificação de grafismos, formulações, e referências bibliográficas (e.g., via LaTeX); diferenças entre o relatório de projeto e um manual de utilizador ou a descrição de uma interface aplicacional.
Metodologia de avaliação
A avaliação da UC é realizada de acordo com o estipulado no Regulamento de Projeto/Estágio.
Bibliografia
- Definir, A. --. (Vol. --). (pp. -----). --: --
Método de Ensino
As aulas de prática-laboratorial destinam-se essencialmente ao acompanhamento da evolução dos trabalhos, focado na apreciação da ligação e coerência entre os modelos de análise, desenho e implementação.
Software utilizado nas aulas
A definir, de acordo com os trabalhos individuais.