Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81431.
Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área da Informática e Tecnologias Multimédia;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área da ITM;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.
Programa
A - Conteúdos temáticos
1. Company types and departments
a. Pessoas e Empregos
b. Competências e experiência profissionais
c. Produtos e serviços
d. Trabalho de equipa
2. Tecnologia e Comunicação
a. Componentes de um computador
b. Vivendo na era digital
c. Internet e email
d. Chats and conferencing
e. Segurança na Internet
3. Sistemas de comunicação
a. Redes
4. Vídeo jogos
a. Vantagens e desvantagens
b. Empregos na área da informática
5. Novas tendências
B - Contéudos gramaticais
1. Artigos e determinantes
2. Adjetivos e advérbios
3. Preposições
4. Tempos verbais
5. Condicional
6. Discurso direto e indireto
7. Voz passiva
Metodologia de avaliação
Avaliação continua
- 1 prova escrita-60%(mínimo 8 valores)
- trabalho final escrito e oral-20%
- avaliação contínua (sala de aula - trabalhos práticos)-20%
Exame
- 1 prova escrita 80%(mínimo 8 valores)
- trabalho final escrito e oral 20%
Bibliografia
- Esteras, S. (2013). Infotech - English for Computer Users. Cambridge: Cambridge University Press
- Glendinning, E. e McEwan, J. (2006). Oxford English for Information Technology. Oxford: Oxford University Press
- Grant, D. e Hughes, J. e Turner, R. (2009). Business Result. Oxford: Oxford University Press
Método de Ensino
Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área da ITM, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, audição, oralidade e produção escrita
Software utilizado nas aulas
Plataforma de eLearning