Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81430.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (2)
- Patrícia Alves de Carvalho Lobo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
-Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita
-Produzir textos com técnicas/modelos diversificados
-Reconhecer a importância da adequação do discurso
-Desenvolver competências de interpretação e expressão oral
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa
Programa
1. Importância da língua como instrumento de comunicação e a adequação do discurso:
1.1. Alguns conceitos introdutórios (língua / linguagem; língua oficial / língua nacional; língua padrão; língua materna, bilinguismo/multilinguismo)
1.2. Variação e evolução linguística
1.3. Funções do discurso e adequação discursiva
2. Discurso escrito
2.1. O novo acordo ortográfico: alterações significativas
2.2. Erros frequentes de ortografia, de gramática e de pontuação
2.3. Textos da área profissional: Interpretar, resumir, sintetizar e parafrasear.
2.4. Textos dos media: Interpretar e comentar notícias, reportagens, entrevistas, artigos de opinião/crítica, crónicas.
2.5. Textos do domínio comercial/institucional: Interpretar e redigir curriculum vitae, carta, e-mail formal, ata, declaração, requerimento, relatório, contrato, regulamento.
3. Discurso oral
3.1. Regras e técnicas para uma boa expressão oral
3.2. Exposições e relatos
3.3. Entrevistas de emprego
3.4. Apresentações em formato Pitch
3.5. Reuniões e debates
4. Trabalhos de pesquisa/ elaboração de relatórios
4.1. Introdução à pesquisa bibliográfica
4.2. A leitura e a seleção de informação
4.3. Organização de dados, estruturação do trabalho e redação do texto final
4.4. Normas de apresentação de citações e de bibliografia
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: presença e participação na aula (10%), projecto (30%), apresentação (30%) prova escrita (30%); Avaliação periódica: Prova escrita (100%); ou
Avaliação final - exame escrito (100%).
É obrigatório um mínimo de 9,5 valores.
Bibliografia
- Casteleiro, J. (2007). Atual O Novo Acordo Ortográfico. (Vol. 1). Lisboa: Texto Editores
- Figueiredo, E. (2003). Da língua ao Discurso. (Vol. 1). (pp. 1---). Porto: Porto Editora
- LOPES, M. (2015). Gramática Prática de Português. . Lisboa: Raiz Editora
Método de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo pontuadas por diversos exercícios práticos, tanto dentro como fora da sala de aula, com o propósito de incitar os/as alunos/as a usar a língua portuguesa em situações de simulacro profissional.
Software utilizado nas aulas
Ferramentas de produtividade; plataforma de eLearning