Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964158.
Docente(s)
- Oliva Maria Dourado Martins (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Para desenvolver um plano de marketing o aluno deve compreender como identificar a oferta e a procura, definir o(s) objetivo(s), geral(is) e específico(s), de curto e de longo prazo, assim como avaliar o meio envolvente e definir o posicionamento, a segmentação e o marketing mix. Para saber operacionalizar o marketing mix, o aluno deve conceituar o produto, definir as políticas de preço e de distribuição, e desenvolver a base para a promoção para um produto turístico. Para desenvolver uma campanha promocional o aluno deve identificar as mensagens, os canais e a audiência do produto turístico.
Programa
1.Conceitos Gerais de Marketing Turístico;
2. Procura Turística;
2.1. Caraterísticas do turista,
2.2. Determinantes da procura,
2.3. Impactos do turismo,
2.4. Processo de decisão de compra, entre outros.
3. Oferta Turística;
4. Plano de Marketing
4.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, estratégia, Marketing-Mix, orçamentos, controlo e atualização).
4.2. Caso de estudo em Portugal (e.g. Marketing das Cidades, Enoturismo, Marketing Sensorial etc (noções da estratégia de desenvolvimento de um plano)
Metodologia de avaliação
Componente teórica - ponderação de 50% e nota mínima de 7,5v. Componente prática- ponderação de 50% e nota mínimos de 10v. Os alunos com nota igual ou superior a a 10 valores ficam automaticamente dispensados de exame
Bibliografia
- Makens, J. e Bowen, J. e Kotler, P. (2013). Marketing for Hospitality and Tourism. (Vol. ---). (pp. -------). ---: Prentice Hall
- Morrison, A. (2013). Marketing and Managing Tourism Destinations. (Vol. --). (pp. -----). --: Routledge
Método de Ensino
A uc será lecionada c aulas teóricas e teórico-práticas. As teóricas fornecerão as bases conceptuais e teóricas, dando suporte aos conteúdos práticos.As teórico-prática operacionalizarão elaboração e discussão de marketing e planos promocionais.
Software utilizado nas aulas