Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964151.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem compreender:
- O lugar e o papel da Gestão de Recursos Humanos (GRH) no contexto da evolução empresarial;
- A importância da gestão administrativa e operacional dos recursos humanos;
- A importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.
No final da Unidade Curricular os Alunos devem demonstrar capacidades no âmbito da gestão das relações entre equipas, do papel da liderança e da importância de todas as outras variáveis comportamentais e o seu impacto na gestão das organizações.
Programa
- O papel da GRH e a sua importância nas organizações.
- A análise dos diferentes fatores ao nível da GRH.
- A articulação das práticas de GRH com a estratégia de empresa.
- A gestão administrativa e o enquadramento jurídico.
- A análise e a descrição de funções.
- A avaliação de desempenho.
- A organização e o planeamento de carreiras.
- O recrutamento e a seleção de pessoal.
- A importância de estudar o Comportamento Organizacional.
- Processos Organizacionais: Conceção, Estruturas e Desenho.
- Eficácia nas Organizações.
- Cultura Organizacional.
- Diferenças Individuais e Comportamento no Trabalho.
- A Motivação e a Satisfação no Trabalho.
- Comportamento de Grupo e Equipas de Trabalho.
- O Poder, o Controlo e o Conflito.
- A Incerteza da Envolvente Específica.
- A Liderança Organizacional.
- A Comunicação Organizacional.
- A Eficácia Organizacional.
- A Mudança Organizacional.
- A Inovação Organizacional.
- A Gestão Multicultural: O gestor de recursos humanos e a multiculturalidade: atitudes e valores a ter em conta. Compreender as tendências do nosso tempo e o seu impacto na gestão.
- O Stress Organizacional.
- Estudo de Casos.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: duas frequências e vários trabalhos de grupo. São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota seja igual ou superior a 10 valores, em cada frequência, e obtenham também, no mínimo, 10 valores em cada trabalho de grupo.
Avaliação final por exame escrito, na época estabelecida no calendário letivo.
Bibliografia
- Cunha, M. e Rego, A. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo
- Guerra, P. e Rodrigues, J. e Câmara, P. (2013). Humanator XXI. Lisboa: Editor D. Quixote
- Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. UK: Palgrave Macmillan
- Lopes, A. e Martins, A. (2012). Capital Intelectual e Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Lisboa: Editora RH
Método de Ensino
Na UC de GRH dá-se ênfase ao estudo de casos práticos, o que permitirá uma melhor compreensão dos conhecimentos teóricos e, ao mesmo tempo, proporcionará aos discentes as competências para enfrentar a solução de problemas reais de uma forma criativa.
Software utilizado nas aulas
Windows Microsoft.