Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964132.
Docente(s)
- Vasco Ribeiro dos Santos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
- conceptualizar o Empreendedorismo e a sua integração na realidade turística internacional e nacional; e de
- desenvolver produtos turísticos numa perspetiva de iniciativa empresarial;
- aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso ao contexto empresarial do turismo.
Programa
1. Turismo empresarial
1.1 Inovação
1.2 Empreendorismo
1.3 Produtos Turísticos
2. Economia de experiências
2.1 Dimensões da experiência turística
2.2 O contexto das experiências turísticas
3. Novas Tendências do Turismo
3.1 Nichos/segmentos;
3.2 Procura/oferta;
4. Projeto
4.1 Iniciativa Empresarial;
5. Financiamento
5.1 Fontes de financiamento
5.2 Propostas de submissão de projetos
6. Apresentação e Estudo de Casos de Sucesso
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua - Participação (1v); Fichas de trabalho (3v); Trabalho (16v).Os alunos que obtenham 9,5v, ou mais, estão dispensados de exame.
Avaliação Final - Exame
Bibliografia
- Costa, C. e Buhalis, D. (2006). Tourism Business Frontiers - Consumers Producst and Industry. (Vol. -). (pp. ---). -: Elsevier
- Lopes, R. (2001). A Costelação do Turismo na Economia Portuguesa.. (Vol. -). (pp. ---). -: Celta Editora
- Mckercher, B. e Du Cros, H. (2002). Cultural Tourism the partnership between tourism and cultural heritage management. (Vol. -). Nova Iorque: Routledge
- OECD, -. (2009). The Impact of Culture in Tourism. (Vol. -). (pp. ---). -: OECD publishing house
Método de Ensino
A)Aulas teóricas (exposição dos conteúdos programáticos, reflexão crítica e participação dos alunos);
B) Aulas teórico-práticas (apresentação de estudos de caso nacionais e internacionais, desenvolvimento de
trabalho ? projeto de iniciativa empresari
Software utilizado nas aulas
não aplicável