Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT , Cód. 964034.
Docente(s)
            - Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
Descrever o processo de criatividade.
Os Alunos devem ficar aptos a:
- Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais. 
- Descrever o processo de criatividade. 
- Descrever o processo de inovação organizacional. 
- Descrever o processo de aprendizagem organizacional. 
- Descrever o processo de mudança organizacional. 
- Identificar a importância e vantagem competitiva da criatividade e inovação. 
- Identificar ferramentas promotoras de criatividade.
No final da unidade curricular os Alunos deverão saber utilizar e fomentar a criatividade e encorajar a inovação na organização.
Programa
          1. Criatividade individual e organizacional: 
- Definição. 
- Processo. 
- Ferramentas. 
2. Inovação organizacional: 
- Definição. 
- Processo. 
3. Aprendizagem organizacional: 
- Definição. 
- Processo. 
4. Mudança organizacional: 
- Definição. 
- Processo. 
- Barreiras e estratégias de gestão.
Metodologia de avaliação
          Avaliação periódica: Dois trabalhos de grupo: realização de uma entrevista (30%) e apresentação de um protótipo de um produto, serviço ou estudo de caso (70%). 
Avaliação em exame, por prova escrita, na época estabelecida no calendário letivo.
Bibliografia
          - Bridges, C. (2016). In Your Creative Element. (Vol. 1). (pp. 1-257). London:  Kogan Page
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London:  Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha:  Paidós
- Marina, E.  e José António, M. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. Espanha:  Ariel
Método de Ensino
          As equipas de discentes recolhem dados para um trabalho, no ambiente da sala de aula, acerca de cada tema do programa, e solicitam ao docente uma orientação nas suas pesquisas, para alcançarem os objetivos propostos na unidade curricular.
Software utilizado nas aulas
          Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poderem executar os seus trabalhos.

















