IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Planeamento Estratégico

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964024.

Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselha-se posse de conhecimentos básicos de Gestão e Economia.

Objetivos
O desígnio desta cadeira é a Gestão Estratégica das Organizações. Pretende-se clarificar o conceito de Estratégia, Processo Estratégico e de Planeamento Estratégico, bem como transmitir a evolução dos conceitos, modelos e práticas deliberadas e emergentes da Gestão Estratégica. Pretende-se, assim, que os alunos consigam identificar e analisar, no contexto, a estratégia de uma organização, os processos pelos quais ela é formulada, planeada e/ou formada e papéis dos intervenientes, e interpretar as respetivas implicações, ficando preparados para participar inteligentemente no processo estratégico.

Programa
1ª UNIDADE: ESTRATÉGIA

I - ESTRATÉGIA: CONCEITO E PROCESSO
1. Apresentação de definições.
2. Decisão, Escolhas e Processo Estratégicos.
3. A intenção estratégica.
4. As Obras seminais da Gestão Estratégica.

II ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Análise SWOT K. Andrews
2. Análise Competitiva; Escola do Posicionamento (Modelo das 5 Forças -Porter).
3. Estratégias genéricas.
4. Grupos Estratégicos - Porter.
5. A cadeia de valor - Porter.
6. A Estratégia baseada nos Recursos ( the Resource-based view of the Firm).
7. As Competências Nucleares - Hamel & Prahalad.

III A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. O Planeamento Estratégico formal.
2. Interação entre Formulação e Execução.
3. Moldar a Estratégia - Mintzberg.
4. O efeito Honda - Pascale.
5. Variação - Seleção- Retenção.


2ª UNIDADE: AS ORGANIZAÇÕES (Revisão).

I - TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES

1. Porquê estudar as organizações?
2. A Teoria das Organizações.
3. Organizações como área de estudo.
4. Definindo o conceito de organização.
5. Porque é que existem organizações?
6. A organização total.

II - A ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES

1. Revisão do conceito.
2. As seis partes básicas da organização - Mintzberg.
3. Características básicas e mecanismos de coordenação.
4. Configurações da organização - Mintzberg.
5. Variáveis principais da estrutura de uma organização.
6. Formas básicas da estrutura de uma organização.
7. Estrutura vs. dimensão/idade.
8. Estrutura e tecnologia.
9. Estrutura e ambiente
10. Estrutura e tendências.
11. A escolha da estrutura

3ª UNIDADE: ESTRATÉGIA E CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS

I - ESTRATÉGIA E CONTEXTO EMPRENDEDOR (START-UP)

1. A organização empreendedora.
2. Estratégia em contexto empreendedor.

II - ESTRATÉGIA E CONTEXTO MADURO.

1. A burocracia mecanicista.
2. O planeamento estratégico.
3. Condições para a programação estratégica.

III - ESTRATÉGIA E CONTEXTO DIVERSIFICADO

1. A organização diversificada.
2. A estrutura divisional.
3. O papel da sede.
4. Tipos de diversificação. Grupo vs. Empresa diversificada.

IV - ESTRATÉGIA E CONTEXTO INOVADOR

1. A organização inovadora; estrutura básica.
2. Condições da organização inovadora.
3. Formação da estratégia no contexto inovador; as funções do vértice estratégico.

V - ESTRATÉGIA E CONTEXTO INTERNACIONAL:
A Internacionalização e a Gestão de Empresas Multinacionais.

1. A abordagem tradicional ao desenvolvimento multinacional.
2. Internacionalização: uma experiência de aprendizagem.
3. Modelo de estágios da estrutura internacional ? Stopford & Wells.
4. A decisão do modo de entrada.
5. Modelos estratégicos e organizacionais da internacionalização.
6. Características da indústria e estratégia internacional.
7. O âmbito global e local das decisões.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:

Dois Testes Escritos (50%), Notas sobre Casos (7,5%), Trabalho de Grupo (37,5%), Qualidade da Participação nas aulas (5%).

Avaliação por Exame: Prova Escrita.

Bibliografia
- Mintzberg, H. e Quinn, J. e Ghoshal, S. e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK: Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA: Pearson Education
- Santos, J. (1992). A Gestão de Grupos Empresariais. Porto: Asa
- Shafritz, J. e Ott, J. e Jang, Y. (2005). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth

Método de Ensino
Método expositivo. Análise de casos empresariais práticos. Análise e discussão em classe da apresentação de casos de estudo por grupos de alunos.

Software utilizado nas aulas
Power -point.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado