Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 81861.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1. Conhecer e saber utilizar a teoria e técnicas de estatística de organização, sintetização e apresentação de dados.
2. Saber utilizar o Excel para resolução de funções estatísticas e elaboração gráfica.
3. Conhecer os conceitos e técnicas por forma a saber interpretar resultados descritivos de conjuntos de dados.
4. Desenvolver uma maior capacidade de raciocínio sobre as questões estatísticas e competências necessárias para a solução de problemas e interpretação dos resultados.
5. Solucionar problemas e interpretar resultados.
Programa
1. Introdução à Estatística
1.1 O que é a Estatística? Os métodos quantitativos e qualitativos
1.2 Etapas do método estatístico
1.3 Organização e apresentação dos dados.
1.4 Tabelas e gráficos mais correntes.
1.5 Elaboração de relatórios
2. Conceitos fundamentais
2.1 Dados, amostra e população
2.2 Estatística descritiva e estatística indutiva
2.3 Tipo de variáveis
2.4 Tipo de escalas de medida
2.5 Distribuição de frequências
3. Medidas de tendência central ou localização
3.1 Média
3.2 Mediana
3.1 Moda
3.2 Tabelas e gráficos de apresentação dos dados
4. Medidas de dispersão e assimetria
4.1. Desvio padrão
4.2. Dispersão relativa; coeficiente de dispersão
4.3. Extremos; quartis, quintis, decis, centis
4.4. Assimetria e curtose (achatamento)
4.5. Índice de concentração de Gini; curva de Lorenz
4.6. Principais gráficos para representação de dados
5. Números índices
5.1 Caracterização e propriedades dos números índice
5.2 Tipos de números índice
Índice de preços do consumidor
Metodologia de avaliação
Avaliação Única: realização de um Exame Final ou Avaliação Contínua (Nota mínima de 9 valores): 60% Teste Final + 40% Trabalho de grupo
Bibliografia
Método de Ensino
Exposição teórica dos aspetos fundamentais relacionados com os conteúdos programáticos da unidade curricular.
Resolução de exercícios práticos que permitam a intervenção crítica dos alunos.
Software utilizado nas aulas