Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152325.
Docente(s)
- Eduardo Fontão MontAlverne Brou (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselha-se posse de conhecimentos básicos de Gestão e Economia.
Objetivos
O desígnio desta cadeira é a Gestão Estratégica das Organizações. Pretende-se clarificar o conceito de Estratégia, Processo Estratégico e de Planeamento Estratégico, bem como transmitir a evolução dos conceitos, modelos e práticas deliberadas e emergentes da Gestão Estratégica. Pretende-se, assim, que os alunos consigam identificar e analisar, no contexto, a estratégia de uma organização, os processos pelos quais ela é formulada, planeada e/ou formada e papéis dos intervenientes, e interpretar as respetivas implicações, ficando preparados para participar inteligentemente no processo estratégico.
Programa
1ª UNIDADE: ESTRATÉGIA
I - ESTRATÉGIA: CONCEITO E PROCESSO
1. Apresentação de definições.
2. Decisão, Escolhas e Processo Estratégicos.
3. A intenção estratégica.
4. As Obras seminais da Gestão Estratégica.
II ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. Análise SWOT K. Andrews
2. A Estratégia Económica K. Andrews
3. Análise Competitiva; Escola do Posicionamento (Modelo das 5 Forças Porter).
4. Estratégias genéricas.
5. Grupos Estratégicos Porter.
6. A cadeia de valor Porter.
7. A Estratégia baseada nos Recursos ( the Resource-based view of the Firm).
8. As Competências Nucleares - Hamel & Prahalad.
III A FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA
1. O Planeamento Estratégico formal.
2. Interação entre Formulação e Execução.
3. Moldar a Estratégia Mintzberg.
4. O efeito Honda Pascale.
5. Variação Selecção Retenção.
2ª UNIDADE: AS ORGANIZAÇÕES (Revisão).
I TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
1. Porquê estudar as organizações?
2. A Teoria das Organizações.
3. Organizações como área de estudo.
4. Definindo o conceito de organização.
5. Porque é que existem organizações?
6. A organização total.
II A ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES
1. Revisão do conceito.
2. As seis partes básicas da organização Mintzberg.
3. Características básicas e mecanismos de coordenação.
4. Configurações da organização Mintzberg.
5. Variáveis principais da estrutura de uma organização.
6. Formas básicas da estrutura de uma organização.
7. Estrutura vs. dimensão/idade.
8. Estrutura e tecnologia.
9. Estrutura e ambiente
10. Estrutura e tendências.
11. A escolha da estrutura
3ª UNIDADE: ESTRATÉGIA E CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS
I ESTRATÉGIA E CONTEXTO EMPRENDEDOR (START-UP)
1. A organização empreendedora.
2. Estratégia em contexto empreendedor.
II ESTRATÉGIA E CONTEXTO MADURO.
1. A burocracia mecanicista.
2. O planeamento estratégico.
3. Condições para a programação estratégica.
III. ESTRATÉGIA E CONTEXTO DIVERSIFICADO
1. A organização diversificada.
2. A estrutura divisional.
3. O papel da sede.
4. Tipos de diversificação. Grupo vs. Empresa diversificada.
IV ESTRATÉGIA E CONTEXTO INOVADOR
1. A organização inovadora; estrutura básica.
2. Condições da organização inovadora.
3. Formação da estratégia no contexto inovador; as funções do vértice estratégico.
V ESTRATÉGIA E CONTEXTO INTERNACIONAL:
A Internacionalização e a Gestão de Empresas Multinacionais.
1. A abordagem tradicional ao desenvolvimento multinacional.
2. Internacionalização: uma experiência de aprendizagem.
3. Modelo de estágios da estrutura internacional Stopford & Wells.
4. A decisão do modo de entrada.
5. Modelos estratégicos e organizacionais da internacionalização.
6. Características da indústria e estratégia internacional.
7. O âmbito global e local das decisões.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Dois Testes Escritos (50%), Notas sobre Casos (7,5%), Trabalho de Grupo (37,5%), Qualidade da Participação nas aulas (5%).
Avaliação por Exame: Prova Escrita.
Bibliografia
- Jang, Y. e Ott, J. e Shafritz, J. (2011). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth
- Mintzberg, H. e Quinn, J. e Ghoshal, S. e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK: Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA: Pearson Education
- Santos, J. (1992). A Gestão de Grupos Empresariais. Porto: Asa
Método de Ensino
Método expositivo. Análise de casos empresariais práticos. Análise e discussão em classe da apresentação de casos de estudo por grupos de alunos.
Software utilizado nas aulas
Power -point.