Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 9152318.
Docente(s)
            - Pedro Augusto Nogueira Marques (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. Identificar os sistemas de contas;
2. Distinguir entre os sistemas de contas monista radical e duplo contabilístico;
3. Compreender e efetuar lançamentos relativos a diversas operações, pelos sistemas monista radical e duplo contabilístico;
4. Relacionar o processo de elaboração do orçamento anual com as funções de gestão e identificar e elaborar os diferentes programas e orçamentos;
5. Compreender a importância e as implicações da adoção de um sistema de custeio orçamentado;
6. Determinar, em sistema de custeio orçamentado, os custos das secções homogéneas, os custos dos produtos e dos serviços e apurar os desvios;
7. Distinguir e enunciar os desvios contabilísticos e os desvios de natureza extra-contabilística e proceder à sua análise;
8. Identificar o tipo de empresa em que os custos padrões podem ser adotados e descrever a forma de determinação do custo padrão;
9. Determinar e analisar, em sistema de custeio padrão, o desvio de fabricação, utilizando o sistema de custeio real e o sistema de custeio orçamentado;
10. Descobrir os dois estádios que caracterizam o método ABC e identificar as cinco etapas necessárias à sua implementação;
11. Saber explicar os conceitos de atividade e cost driver;
12. Conhecer as vantagens e as principais dificuldades associadas à implementação do método ABC e identificar as principais diferenças para com o método das secções homogéneas.
Programa
          1. Sistemas de Contas:
   - Sistemas monistas e dualistas;
   - Plano de Contas da contabilidade analítica;
   - Movimentação contabilística em sistema monista radical e em sistema duplo contabilístico.
2. O Orçamento Anual:
   - Conceito de Orçamento;
   - Ciclo Orçamental;
   - Papel do Orçamento na Gestão;
   - Obstáculos ao Processo Orçamental;
   - Sequência Orçamental.
3. Sistemas de Custeio Básico:
   - Custos reais versus custos básicos;
   - Principais objetivos dos custos básicos;
   - Tipos de custos básicos;
   - Sistema de Custeio Total Orçamentado;
   - Sistema de Custeio Variável Orçamentado.
4. Controlo Orçamental:
   - Conceito de Gestão por Exceção;
   - Distinção entre desvios contabilísticos e extra-contabilísticos;
   - Noção de Orçamento Ajustado;
   - Análise dos desvios contabilísticos;
   - Análise dos desvios extra-contabilísticos;
   - A Demonstração dos Resultados Ajustada.
5. Sistema de Custeio Padrão:
   - Conceito e utilização de custos padrões;
   - Determinação do Custo Padrão;
   - Desvio de fabricação em sistema de custeio real;
   - Desvio de fabricação em sistema de custeio orçamentado.
6. Método ABC (Activity Based Costing):
   - Principais características do Método ABC;
   - Tipos de atividades no Método ABC;
   - Comparação entre o Método das Secções Homogéneas e o Método ABC;
   - Vantagens e Principais Dificuldades da Implementação do Método ABC.
Metodologia de avaliação
          1) Avaliação contínua:
   - 2 mini testes: 30% cada (nota mínima de 7 valores);
   - Trabalho prático: 40% (nota mínima de 8 valores).
2) Avaliação não contínua: 
   - Prova escrita: 100%;
   - Alunos com classificação de 8 ou 9 valores: prova oral;
   - Alunos com classificação igual ou superior a 16 valores: prova oral (caso não façam prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 15 valores).
Bibliografia
          - Caiado, A. (2015). Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa:  Áreas Editora
- Ferreira, D.  e Caldeira, C.  e Asseiceiro, J.  e Vieira, J.  e Vicente, C. (2019). Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados - Cost and Management Accounting. Lisboa:  Rei dos Livros
- Franco, V.  e Outros, . (2012). Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho. Lisboa:  Livros Horizonte
- Franco, V.  e Outros, . (2015). Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão. Lisboa:  Livros Horizonte
Método de Ensino
          As metodologias a utilizar são o método expositivo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é o processo de ensino é realizado em condições próximas da realidade empresarial.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















