Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 75,0 TP , Cód. 9152312.
Docente(s)
            - Pedro Augusto Nogueira Marques (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. Reconhecer as limitações da Contabilidade Financeira e identificar a utilidade da Contabilidade de Gestão;
2. Distinguir custos diretos de custos indiretos, custos fixos de custos variáveis, custos do produto de custos do período e elaborar a Demonstração dos Resultados por Funções;
3. Distinguir os sistemas de custeio total, variável, racional e de imputação dos custos fixos por quotas teóricas e a sua influência no apuramento dos resultados;
4. Compreender os pressupostos, âmbito de utilização e limite da análise CVR (Custos/Volume/Resultados);
5. Descrever e aplicar os diferentes métodos de repartição dos custos indiretos de produção;
6. Reconhecer os diferentes regimes de fabrico, calcular os custos dos produtos conjuntos, valorizar a produção em vias de fabrico e valorizar a produção defeituosa;
Programa
          1. Introdução:
   - Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão;
   - Principais conceitos.
2. Classificação de custos e apuramento dos resultados por funções:
   - Custos Diretos e Custos Indiretos;
   - Custos Fixos e Custos Variáveis;
   - Custos do Produto e Custos do Período;
   - Demonstração dos Resultados por Funções.
3. Sistemas de Custeio:
   - Sistema de Custeio Total Completo;
   - Sistema de Custeio Racional;
   - Sistema de Custeio Total com Imputação de Custos Fixos por Quotas Teóricos;
   - Sistema de Custeio Variável;
   - Análise das diferenças nos resultados pela aplicação dos vários sistemas de custeio.
4. Análise de Custos/Volume/Resultados:
   - O comportamento dos custos face a variações do nível de atividade;
   - Análise CVR: pressupostos, limites e âmbito de utilização;
   - A equação CVR do Resultado;
   - Margem de Contribuição;
   - Ponto Crítico das Vendas em situações de monoproduto e multiproduto;
   - Margem de Segurança.
5. Métodos de análise e repartição dos custos. Valorização da produção acabada:
   - Imputação de base única e de base múltipla dos custos indiretos;
   - O Método das Secções Homogéneas.
6. As empresas industriais e os regimes de fabrico:
   - Regimes de fabrico;
   - Métodos de apuramento do custo industrial: Método Direto e Método Indireto;
   - Valorização da Produção em Vias de Fabrico;
   - Valorização da Produção Defeituosa;
   - Classificação dos produtos obtidos em produção conjunta;
   - Critérios de repartição dos custos conjuntos;
   - Utilidade e limitações da informação proporcionada em regime de produção conjunta.
Metodologia de avaliação
          1) Avaliação contínua:
   - 2 provas escritas: 30% cada (nota mínima de 7 valores);
   - Prova Escrita Final: 40% (nota mínima de 8 valores).
2) Avaliação não contínua: 
   - Prova escrita: 100%;
   - Alunos com classificação de 8 ou 9 valores: prova oral;
   - Alunos com classificação igual ou superior a 16 valores: prova oral (caso não façam prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação final de 15 valores).
Bibliografia
          - Caiado, A. (2015). Contabilidade Analítica e de Gestão. Lisboa:  Áreas Editora
- Ferreira, D.  e Caldeira, C.  e Asseiceiro, J.  e Vieira, J.  e Vicente, C. (2019). Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados - Cost and Management Accounting. Lisboa:  Rei dos Livros
- Franco, V.  e Outros, . (2015). Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão. Lisboa:  Livros Horizonte
- Vieira, J.  e Asseiceiro, J.  e Caldeira, C.  e Ferreira, D.  e Vicente, C. (2016). Contabilidade de Gestão: Estratégia de Custos e de Resultados  Casos Práticos. (Vol. I). Lisboa:  Rei dos Livros
Método de Ensino
          As metodologias a utilizar são o método expositivo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é, o processo de ensino é realizado em condições próximas da realidade empresarial.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















