Publicação em Diário da República: Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011
4.5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 22,50 T + 30,0 TP , Cód. 918424.
Docente(s)
- José Manuel Quelhas Antunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável.
Objetivos
Desenvolvimento de competências nos estudos de cinética química e na análise e projeto de reactores químicos ideais através da elaboração de balanços de massa e de energia.
Programa
1. Introdução.
1.1. A Engenharia da reação química e o projeto de um reator.
1.2. Reatores homogéneos ideais. Classificação, caracterização e seleção de reatores.
1.3. Conceito de balanços: de matéria, energia, globais, macroscópicos e microscópicos.
2. Reação química.
2.1. Parâmetros quantitativos da evolução de uma reação.
2.2. Noções de cinética química. Métodos de determinação da cinética de uma reação.
3. Balanços de matéria e energia em reatores ideais.
3.1. Reatores descontínuos. Tempo de retenção e tempos de paragem.
3.2. Reatores contínuos com agitação. Bateria de reactores contínuos com agitação.
3.3. Reactores tubulares. Reactores tubulares com reciclagem.
3.4. Sequências de Reatores Ideais.
Trabalhos Laboratoriais:
- Determinação da Ordem da Reacção
- Determinação de Parâmetros Cinéticos / CSTR
- Determinação de Parâmetros Cinéticos / Reactor Tubular
Metodologia de avaliação
Em avaliação contínua a classificação final é obtida por ponderação da classificação obtida em 2 testes escritos (cada um com o peso de 30%), nos relatórios dos trabalhos laboratoriais (30%) e em alguns trabalhos de casa (10%). Em avaliação final, a classificação final é obtida por ponderação da classificação obtida numa prova escrita (70%) e nos relatórios dos trabalhos laboratoriais (30%).
Bibliografia
- Bischoff, K. e Froment, G. (2010). Chemical Reactor Analysis and Design. New York: John Wiley & Sons
- Fogler, H. (1986). Elements of Chemical Reaction Engineering. New Jersey: Prentice-Hall
- Levenspiel, O. (1999). Chemical Reaction Engineering. New York: John Wiley
- Ribeiro, F. e Lopes, J. e Lemos, F. (2002). Reactores QuÃmicos. Lisboa: IST Press
Método de Ensino
Aulas teóricas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação e realizados alguns trabalhos laboratoriais.
Software utilizado nas aulas
MS Excel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)