Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 911922.
Docente(s)
            - Luís Miguel Lopes de Oliveira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          1.	Identificar e correlacionar os mecanismos de suporte para comunicações multicast.
2.	Identificar as características dos protocolos de encaminhamento inter-AS.
3.	Implementar soluções de encaminhamento para ambientes inter-AS.
4.	Identificar os serviços da camada de ligação para redes broadcast e multiacesso.
5.	Identificar as principais requisitos e topologias das redes locais de dados.
6.	Relacionar os protocolos da família ethernet.
7.	Implementar soluções para suportar as camadas de rede, de ligação e física de uma rede local.
Programa
          1.	Encaminhamento multicast
2.	O encaminhamento inter-AS
3.	A camada de ligação (deteção e correção de erros, protocolos de acesso)	
4.	As redes locais de dados
5.	A família ethernet
6.	A camada física das redes locais de dados
Metodologia de avaliação
          A avaliação é composta por trabalhos laboratoriais, realizados individualmente ou em grupo, com o peso total de 40% e uma frequência ou exame individual com o peso de 60%.
Nota mínima 8 na teórica e 10 na prática.
Bibliografia
          - Forouzan, B. (2006). Data Communications & Networking. .:  McGraw-Hill
- Kurose, J.  e Ross, K. (2005). Computer Networking. .:  Addison Wesley
- Perlman, R. (1999). Interconnections: Bridges, Routers, Switches, and Internetworking Protocols. .:  Addison Wesley
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas, onde são apresentados e resolvidos casos de estudo que interligam a modelação de problemas reais e as ferramentas mais adequadas para a sua resolução. Aulas práticas laboratoriais para o desenvolvimento de miniprojectos.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















