Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 964437.
Docente(s)
- Luis Filipe Cunha Moreira (2)
- Miguel Alexandre Pereira Sanches (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Conhecer as especificidades da tipografia de modo a usá-la em projetos de design tendo em vista uma grande clareza de comunicação; 2. Compreender e aplicar as regras ergonómicas de legibilidade e de leiturabilidade; 3. Saber analisar criticamente segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.
Programa
1. Tipografia: evolução histórica, categorização e exemplos de aplicação prática dos tipos;
2. Regras da aplicação da tipografia em função da legibilidade e da leiturabilidade:
2.1. Tipos display e de texto;
2.2. Legibilidade e leiturabilidade;
2.3. Altura-x;
2.4. As caixas;
2.5. Com e sem serifas;
2.6. Espessura e contraste;
2.7. Formas das letras;
2.8. Entrelinha;
2.9. Espacejamento;
2.10. Alinhamento do texto;
3. Teoria da cor aplicada ao design de comunicação;
4. Sistemas de pictogramas e sinalética;
5. Representação diagramática.
6. Análise crítica de casos de design de comunicação.
Metodologia de avaliação
Época de frequência e exame:
Avaliação escrita versando as matérias dadas.
Bibliografia
- Baines, P. e Andrew, H. (2002). Type & Typography. Londres: Laurence King Publishing
- Ginger, E. e Spiekermann, E. (2013). Stop Stealing Sheep & find out how type works. Berkeley, EUA: Adobe press
- Lupton, E. (2010). Thinking with Type: A Critical Guide for Designers, Writers, Editors, and Students (Design Briefs). EUA: Princeton Architectural Press
- Rayan, A. (2006). Pictograms, Icons & Signs: A Guide to Information Graphics. Londres: Thames & Hudson Ltd
Método de Ensino
1. Aulas teóricas auxiliadas com projeção em datashow dos conteúdos programáticos escritos e preparados pelo professor;
2. Aulas práticas de análise de peças de design de comunicação segundo os parâmetros da ergonomia da comunicação.
Software utilizado nas aulas
N. A.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de maio de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)