Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 15,0 TP + 4,0 O , Cód. 96443.
Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento do sistema visual; Caracterizar princípios da organização percetiva; Desenvolver capacidade de representação dos princípios básicos da Gestalt; Identificar características das cores do ponto vista psicológico e psicossociológico; Representar combinações de cores; Suscitar reflexão sobre combinações cores.
Programa
1. Delimitação conceptual da unidade curricular 2. Perceção e conhecimento (memória visual e pensamento visual) 3. Neurofisiologia da visão (principais estruturas do olho e suas funções; caminho dos sinais visuais até ao cérebro; funcionamento de células corticais visuais: simples, complexas e hipercomplexas) 4. Teoria da Gestalt e principais leis do agrupamento percetivo (proximidade, semelhança, simetria, figura-fundo e reversibilidade, boa-forma, assimilação e contraste) 5. Contornos subjetivos e Ilusões visuais (Muller-Lyer, Zollner, Poggendorff, Vertical-horizontal, Necker, Ponzo, Hering) 6. Sombras (a luz na perceção figuras concavas e convexas) 7. Principais características das cores e combinações de cores, segundo R. Montechaud (contraste e analogia) e de J. Itten (7 tipos de contraste) 8. Cor e legibilidade (relação cor da letra e cor do fundo) 9. Expressão das cores (significado psicológico e psicossociológico).
Metodologia de avaliação
1. Em época de frequência, realização de duas avaliações escritas (a 1.ª em meados do semestre e a 2.ª no final) para admissão ou dispensa de exame final. Os alunos só serão admitidos à realização da 2.ª avaliação se tiverem obtido na 1.ª avaliação uma classificação igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) valores. São dispensados de exame, os alunos cuja média aritmética obtida nas duas avaliações, seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores e com um mínimo de 7,0 valores em cada uma delas.
2. Avaliação escrita nas épocas de exame estabelecidas.
3. Condições específicas: se em qualquer uma das provas escritas a classificação for maior ou igual a 15,5 (quinze vírgula cinco) o aluno é admitido a uma prova oral (de igual peso que a prova escrita) e a nota final é a média das provas. Caso não compareça será atribuída a classificação de 15,0 (quinze vírgula zero) valores.
Bibliografia
- ARNHEIM, R. (1994). Arte e percepção visual. São Paulo: Editora Arte, arquitectura e urbanismo.
- GLEITMAN, H. (2011). Psicologia. Lisboa: F. Calouste Gulbenkian
- ITTEN, J. (1991). Art de la couleur.. Paris: Dessain e Tolra
- MONTCHAUD, R. (1994). La couleur et ses accords.. Paris: Fleurus Idées
Método de Ensino
Sessões T com exposição oral, apoiadas por datashow. Sessões TP: realização de experiências e confronto dos resultados com os obtidos em estudos científicos; resolução de exercícios sobre alguns conteúdos; análise de diversos estudos sobre perceção.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de maio de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)