Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964410.
Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Desenvolvimento da competência de resolução de problemas relacionados com assuntos de escolha de iluminação e uso das diversas possíveis luzes no design com luz.
Programa
1-Conceitos de fotometria: energia e potência; fluxo luminoso; rendimento luminoso; intensidade luminosa e iluminância.
2-Espetro eletromagnético; fontes de luz monocromáticas e policromáticas. Corpo negro, temperatura de cor.
3-Reflexão (RE) e refração (RA) da luz: aplicações práticas das leis da RE e RA. Princípio Fermat. Transmissão e absorção da luz. Propriedades importantes dos meios transparentes (índice de refração, coeficiente de absorção). Lentes.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Mínimo de 2/3 de presenças nas aulas TP previstas.
5% Desenvolvimento presencial um trabalho individual ligado ao design com luz (escolha pessoal ou ligado ao curso).
95% Dois testes escolha múltipla ao longo do semestre. Testes de autotreino com feedback automático para estudo autónomo.
Restantes épocas de avaliação:
100% teste escolha múltipla incluindo toda a matéria lecionada ao longo do semestre.
Bibliografia
- Fernandes, R. (0). Física da Cor IPT vibes, um PLE para servir de exemplo. Acedido em 1 de dezembro de 2014 em http://www.netvibes.com/rosab#conteudos_principais
- Fernandes, R. (0). sebenta pratica de fisica da cor 2012 2013. Acedido em 1 de dezembro de 2014 em https://www.dropbox.com/s/isatzn16nok4vbl/sebenta%20pratica%20de%20fisica%20da%20cor%202012%202013.pdf?dl=0
- Fernandes, R. (0). sebenta teorica de fisica da cor 2012 2013. Acedido em 21 de dezembro de 2014 em https://www.dropbox.com/s/i1rotsj2q2sjt70/sebenta%20teorica%20de%20fisica%20da%20cor%202012%202013.pdf?dl=0
- Hewitt, P. (2009). Física Conceitual (cap 19, 20, 26, 28 e 29). São Paulo: Bookman
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas para exposição de conceitos e resolução de problemas, desenvolvimento semanal de trabalho na área do design com luz e realização de experiências práticas. Para esclarecimento adicionais simulações online e vídeos.
Software utilizado nas aulas
Moodle, simulações PHET e outras simulações online.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)