Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 96441.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Capacidade de análise e de registo gráfico
Conhecimento da matéria e da substância da expressão plástica e visual.
Conhecim. História Artes e Design
Objetivos
1 Saber ver/interpretar
2 Manipular expressão em sintaxe
3 Adequar composição à ideia a comunicar
4 Desenvolver soluções simples
5 Adequar a representação a um modelo,
conceito, tipo ou significação
6 Demonstrar cultura gráfica e visual
7 Usar termos adequados
8 Demonstrar sentido crítico
Programa
1 Expressão Vs. conteúdo
1.1. Substância e forma
2 Estrutura
2.1. Esqueleto, relação, composição e elementos estruturais, partes
3 Configuração
3.1. Figura-fundo, contorno, partes e todo, elementos constituintes
4 Dimensão
4.1 Tamanho, proporção, escala
5 Dinâmica
5.1. Equilíbrios, estaticismo, tensão, movimento e ritmo
6 Qualidade
6.1. Qualidade formal e qualidade expressiva
6.2. Filtros, oposições, contrastes
7 Demarcação
7.1. Espessuras
7.2. Qualidade da expressão e da representação
8. Outros elementos da expressão e da composição
8.1. Valores tonais, cor, brilho, iluminação, textura, agudez, material, ponto de vista,
enquadramento, opacidade, transparência, toque, penetração, sobreposição, etc
9 Cultura gráfica
9.1. Design e movimentos de vanguarda do século XX
10 Tipologias de registo
10.1 Modo representativo e modo presentativo
10.2. Simplificação por acentuação e por nivelamento
11 Iconicidade
11.1 Relação representação-representado e referente
12 Iconograma e pictograma
12.1 Classes e processos de analogia
13 Esquemática
13.1 Simplificação por nivelamento
13.2. Signos visuais ilustrativos e signos visuais pictogramáticos
14 Conteúdo Vs. expressão
14.1 Assunto, tema e mensagem Vs. sintaxe visual e elementos morfológicos e da expressão visual
Metodologia de avaliação
São admitidos a Frequência os alunos que obtenham classificação ou valorização positiva a, pelo menos, um módulo ou a um dos exercícios propostos, mesmo que não possuindo elementos de classificação suficiente ou positiva nos restantes.
Podem ainda ser admitidos alunos que, de acordo com as indicações do professor, se proponham reformular, no todo ou em parte, as suas propostas gráficas.
A frequência consiste na apresentação final de todos os exercícios-trabalhos.
Serão admitidos a exame, alunos que faltem à frequência, que não tenham apresentado os trabalhos propostos, que não executem as reformulações acordadas, ou que não tenham obtido classificação positiva em frequência.
Em exame, os alunos deverão apresentar os trabalhos e realizar uma prova de desenho, de carácter teórico-prático.
Bibliografia
- Acaso, M. (2006). El Languaje Visual. Barcelona: Paidós
- Cossette, C. (1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec: Les Éditions Riguil Internationales
- Dondis, D. (1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes
- Pipes, A. (2008). Fondantions of art and design. Londres: Laurence King Publishing.
Método de Ensino
a) Aulas expositivas de descoberta;
b) Exercícios de aplicação: representação visual e tipográfica;
c) Aulas de síntese formativa relativamente ao processo: produto;
d) Aulas de avaliação sumativa: demonstração-valoração global de competências.
Software utilizado nas aulas
Eventualmente Illustrator ou Corel Draw
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de maio de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)