Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 2,0 OT , Cód. 938076.
Docente(s)
            - Fernando Sanchez Salvador (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Desenvolvimento da capacidade de visualização no espaço e da sua representação. Utilização do desenho nas suas múltiplas formas, tipos e suportes, de modo a obter uma correcta expressão gráfica no âmbito da conservação e restauro. Representar objectos de acordo com as normas NP e ISO.
Programa
          Leitura e interpretação de desenhos técnicos, como escrita de comunicação objectiva. Sistemas de representação de objectos de acordo com as normas NP, ISSO e convenções.
Desenvolver a capacidade de entender e utilizar o desenho como instrumento de leitura, análise e registo de objectos ou situações tangíveis relacionadas com a conservação e restauro. 
Conhecimento dos instrumentos de representação, dos seus elementos tecnológicos e evolução histórica. 
Escrita em desenho digital e manual. 
CAPÍTULO I  
1- Introdução 
2- Construções geométricas 
3- Folhas de Desenho  
4- Escrita técnica e normalizada 
CAPÍTULO II 
1- Projecções. Vistas de sólidos 
2- Traços e linhas 
3- Leitura de vistas. Multivistas 
CAPÍTULO III 
1- Secções e Cortes 
2- Traços usados em secções e cortes 
3- Cortes em perspectiva 
CAPÍTULO IV 
1- Perspectivas rigorosas 
2- Perspectivas rápidas 
CAPÍTULO V 
1- Cotagem 
2- Cotagem de desenhos em corte e em perspectiva 
CAPÍTULO VI 
Modelos e maquetes de objectos. A maquete através da história 
A maquete -técnicas e construção. Modagem. Aplicações e processos de trabalho, para C&R 
 
> Exercício final com tema a desenvolver (Tr2) 
Metodologia de avaliação
          Aulas de presença obrigatória. 
Sistema de Avaliação Contínua.(AV) 
Os estudantes são avaliados durantes as aulas teóricas (T) e práticas (PL), de uma forma qualitativa (apresentação e rigor, compreensão da matéria dada, participação nas aulas) e quantitativa.
A avaliação será expressa, através dos seguintes parâmetros:
Frequência às aulas, com número mínimo de presenças, igual ou superior a 2/3 das aulas previstas no calendário lectivo, como estipulado no Regulamento IPT-artº11º.
Conjunto  de trabalhos realizados
Tr 1- Trabalhos executados durante cada uma das aulas, compreendendo todos os exercícios indicados, pelo docente. A classificação de Tr1 é a média dos trabalhos realizados, e sempre superior a 9,5 valores.
Tr 2- exercício de tema livre, com aplicação da matéria dada. 
O estudante fica excluído de Exame (Ex) caso Tr1 seja inferior a 9,5 valores
O estudante fica excluído de Exame (Ex) caso os trabalhos realizados (Tr) não sejam entregues nos prazos definidos
A classificação da Avaliação Contínua (AV) é a média ponderada de Tr1 (60%) + Tr2 (40%),
obtida pela seguinte pela fórmula: AV = 0,6 Tr1 + 0,4 Tr2. Caso a classificação seja superior a 9,5 valores, está dispensado de exame.
O estudante admitido a Exame terá como Classificação Final (CF) obtida pela fórmula:
CF=0,5 AV + 05 Ex
Os trabalhos são elaborados e entregues no ano académico respectivo, e não transitam d
Bibliografia
          (1980). DESENHO TÉCNICO. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
(1980). MODOS DE VER. Lisboa:  Edições 70
(1982). VER PELO DESENHO: ASPECTOS TÉCNICOS, COGNITIVOS,   COMUNICATIVOS. Lisboa:  Ediçoes 70
(1993). A PERSPECTIVA COMO FORMA SIMBÓLICA. Lisboa:  Edições 70
Método de Ensino
          Aulas teóricas de exposição da matéria,aulas teórico-práticas com exemplos e exercicios de ãmbito didático.Orientação tutorial.Visita de estudo a locais de interesse para a UC. Leitura-interpretação de desenhos técnicos.Instrumentos de representação.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 29 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















