Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 93805.
Docente(s)
            - Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos de conservação e restauro de obras de arte, nomeadamente no trabalho de laboratório para a preparação de soluções, medição e identificação de aniões de sais. 
Programa
          Componente teórica: 
1-Estrutura da matéria: Propriedades da matéria; propriedades extensivas e intensivas; densidade e temperatura (escalas); Classificação da matéria - misturas e substâncias puras. Os átomos: A descoberta das partículas subatómicas; Número atómico e isótopos; Iões. Tabela Periódica: Variação periódica dos metais, não metais e metalóides. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas. 
2-Ligação química: regra do octeto. Ligações covalentes, iónicas e metálicas. Nomenclatura dos compostos iónicos. 
3-Estequiometria: Massa atómica, mole, massa molar e reacções químicas. Acerto de equações químicas; Soluções e molaridade. Preparação de soluções por pesagem, por diluição e a partir de soluções concentradas. 
4-Sais: O que são sais?; Sais solúveis e sais insolúveis; Higroscopia e deliquescência; Importância dos sais no património; Movimento de sais nas paredes de um edifício; Identificação de carbonatos, cloretos e sulfatos por testes químicos. 
Componente prática: 
Trabalho nº1 - Trabalho de laboratório pretende proporcionar aos alunos uma ambientação ao laboratório de química, o conhecimento do material de uso corrente, a utilização de balanças analíticas e a familiarização com a estatística descritiva na análise de dados. 
Trabalho nº2 - Numa primeira aula prática o trabalho de laboratório faz uma aplicação dos conhecimentos de estequiometria na preparação de soluções por pesagem, diluição e a partir de soluções concentradas. Numa segunda aula prática as soluções previamente preparadas são usadas na identificação de carbonatos, cloretos e sulfatos.
Metodologia de avaliação
          Cinco momentos de avaliação sendo três na componente teórica e dois na componente prática. Cada momento de avaliação é valorizado em 4 valores para um total de 20 valores. 
A soma dos resultados obtidos nos cinco momentos de avaliação é igual à avaliação final. 
Todos os alunos terão que ter avaliação na componente prática sem a qual serão excluídos da  época de exame.
Bibliografia
          - Moles, A.  e Mateini, M. (2001). La Quimica en la Restauration. San Sebastian:  Ed. Nerea
- San Andres Moya, M.  e Vina Ferrer, S. (2004). Fundamentos de Química e Física para la Conservation y Restauration. Madrid:  Ed. Sintesis
- Timar-Balaszy, A.  e Eastop, D. (1998). Chemical Principles of Textile Conservation. Oxford:  Butterworth
- Wilks, (ed), H. (1984). An Introduction to Materials. (Vol. 1). London:  The Conservation Unit; Museums & Galleries Commission
Método de Ensino
          Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos teóricos e aulas práticas de laboratório onde se executarão ensaios com manuseamento de material, medição de volumes, pesagens, preparação de soluções e identificação de aniões. 
Software utilizado nas aulas
          Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 29 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















