Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 93805.
Docente(s)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da química geral e sua aplicação aos processos de conservação e restauro de obras de arte, nomeadamente no trabalho de laboratório para a preparação de soluções, medição e identificação de aniões de sais.
Programa
Componente teórica:
1-Estrutura da matéria: Propriedades da matéria; propriedades extensivas e intensivas; densidade e temperatura (escalas); Classificação da matéria - misturas e substâncias puras. Os átomos: A descoberta das partículas subatómicas; Número atómico e isótopos; Iões. Tabela Periódica: Variação periódica dos metais, não metais e metalóides. Configurações electrónicas e a tabela periódica: variação das propriedades atómicas.
2-Ligação química: regra do octeto. Ligações covalentes, iónicas e metálicas. Nomenclatura dos compostos iónicos.
3-Estequiometria: Massa atómica, mole, massa molar e reacções químicas. Acerto de equações químicas; Soluções e molaridade. Preparação de soluções por pesagem, por diluição e a partir de soluções concentradas.
4-Sais: O que são sais?; Sais solúveis e sais insolúveis; Higroscopia e deliquescência; Importância dos sais no património; Movimento de sais nas paredes de um edifício; Identificação de carbonatos, cloretos e sulfatos por testes químicos.
Componente prática:
Trabalho nº1 - Trabalho de laboratório pretende proporcionar aos alunos uma ambientação ao laboratório de química, o conhecimento do material de uso corrente, a utilização de balanças analíticas e a familiarização com a estatística descritiva na análise de dados.
Trabalho nº2 - Numa primeira aula prática o trabalho de laboratório faz uma aplicação dos conhecimentos de estequiometria na preparação de soluções por pesagem, diluição e a partir de soluções concentradas. Numa segunda aula prática as soluções previamente preparadas são usadas na identificação de carbonatos, cloretos e sulfatos.
Metodologia de avaliação
Cinco momentos de avaliação sendo três na componente teórica e dois na componente prática. Cada momento de avaliação é valorizado em 4 valores para um total de 20 valores.
A soma dos resultados obtidos nos cinco momentos de avaliação é igual à avaliação final.
Todos os alunos terão que ter avaliação na componente prática sem a qual serão excluídos da época de exame.
Bibliografia
- Moles, A. e Mateini, M. (2001). La Quimica en la Restauration. San Sebastian: Ed. Nerea
- San Andres Moya, M. e Vina Ferrer, S. (2004). Fundamentos de Química e Física para la Conservation y Restauration. Madrid: Ed. Sintesis
- Timar-Balaszy, A. e Eastop, D. (1998). Chemical Principles of Textile Conservation. Oxford: Butterworth
- Wilks, (ed), H. (1984). An Introduction to Materials. (Vol. 1). London: The Conservation Unit; Museums & Galleries Commission
Método de Ensino
Aulas teóricas onde são leccionados os fundamentos teóricos e aulas práticas de laboratório onde se executarão ensaios com manuseamento de material, medição de volumes, pesagens, preparação de soluções e identificação de aniões.
Software utilizado nas aulas
Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 29 de julho de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)