Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81773.
Docente(s)
            - José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          A. Compreender a escrita, leitura e pensamento como um processo único não apenas de carácter criativo mas também reflexivo e crítico;
B. Experimentação prática do processo escrita-leitura-pensamento;
C. Construção de um corpus pessoal de referências literárias e cinematográficas.
Programa
          1. A leitura como processo de escrita;
2. A escrita como ato de pensamento;
3. O pensamento como raiz circular da nossa relação com o mundo através da expressão artística;
4. Prática da escrita-leitura-pensamento.
Metodologia de avaliação
          Trabalhos desenvolvidos em contexto de sala de aulas: 20%
A Frequência consistirá na apresentação de um conjunto de trabalhos individuais e em grupo: 80%.
Exame: Entrega de um trabalho escrito (100%)
Bibliografia
          - , .  e Chatman, S. (1990). Historia y discurso: La estructura narrativa en la novela y en el cine. Madrid:  Altea, Taurus, Alfaguara
- , .  e Vogler, C. (2002). El Viaje del Escritor. Barcelona:  Ediciones Robinbook
- Burch, N.  e , . (2003). Praxis del Cinea. Madrid:  Editorial Fundamentos
- McKee, R. (2004). El Guión. Barcelona:  Alba Editorial
Método de Ensino
          Aulas teóricas e práticas, de natureza participativa onde os textos/filmes propostos provocam relação com o acto da escrita e a reflexão crítica dos trabalhos.
Software utilizado nas aulas
          . Processador de texto;
. Celtx (ou similar).

















