Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81773.
Docente(s)
- José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Compreender a escrita, leitura e pensamento como um processo único não apenas de carácter criativo mas também reflexivo e crítico;
B. Experimentação prática do processo escrita-leitura-pensamento;
C. Construção de um corpus pessoal de referências literárias e cinematográficas.
Programa
1. A leitura como processo de escrita;
2. A escrita como ato de pensamento;
3. O pensamento como raiz circular da nossa relação com o mundo através da expressão artística;
4. Prática da escrita-leitura-pensamento.
Metodologia de avaliação
Trabalhos desenvolvidos em contexto de sala de aulas: 20%
A Frequência consistirá na apresentação de um conjunto de trabalhos individuais e em grupo: 80%.
Exame: Entrega de um trabalho escrito (100%)
Bibliografia
- , . e Chatman, S. (1990). Historia y discurso: La estructura narrativa en la novela y en el cine. Madrid: Altea, Taurus, Alfaguara
- , . e Vogler, C. (2002). El Viaje del Escritor. Barcelona: Ediciones Robinbook
- Burch, N. e , . (2003). Praxis del Cinea. Madrid: Editorial Fundamentos
- McKee, R. (2004). El Guión. Barcelona: Alba Editorial
Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas, de natureza participativa onde os textos/filmes propostos provocam relação com o acto da escrita e a reflexão crítica dos trabalhos.
Software utilizado nas aulas
. Processador de texto;
. Celtx (ou similar).