Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817710.
Docente(s)
- José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Argumento Cinematográfico I (não obrigatório mas preferencial).
Objetivos
1. Compreender a abrangência das possibilidades estilísticas e formais na escrita para meios e formatos distintos;
2. Formalizar um documento que permita compreender o processo de investigação temática e formal inerente ao processo de escrita;
3. Ser capaz de construir ambientes visuais, sonoros e emocionais através da escrita;
4. Elaborar as várias peças de um dossier de apresentação e pré-produção de um projecto de cinema;
5. Conhecer as implicações das opções de argumento na fase de produção;
6. Ser capaz de elaborar um processo de pré-produção de um projeto documental.
Programa
A. Escrita para televisão, audiovisual, multimédia, cinema e multiplataforma;
B. O Real como fonte referencial do processo de escrita;
C. Meios e modos do argumento de documentário;
D. O processo de investigação em documentário;
E. A escrita no contexto cinematográfico e na viabilização financeira de projetos.
F. O dossier de apresentação de projeto.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Nota de intenções (10%)
Repérage (20%)
Dossier de investigação (20%)
Diário de viagem (25%)
Dossier final de apresentação de projeto (25%)
Avaliação por exame/recurso:
Diário de Viagem (50%)
Dossier final de apresentação de projecto (50%)
Bibliografia
- Chatman, S. (1990). Historia y discurso: La estructura narrativa en la novela y en el cine. Madrid: Altea, Taurus, Alfaguara
- Goldsmith, K. (2015). Escritura no-creativa: Gestionando el lenguaje en la era digital. Buenos Aires: Caja Negra Editora
- McKee, R. (2004). El Guión. Barcelona: Alba Editorial
- Vogler, C. (2002). El Viaje del Escritor. Barcelona: Ediciones Robinbook
Método de Ensino
Esta UC aborda os conteúdos programáticos essencialmente através da própria experiência do desenvolvimento de trabalhos, os quais são discutidos e partilhados em contexto de aula.
Software utilizado nas aulas
Software de edição de imagens
Processador de Texto
CeltX