IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2017/18

Segurança e Proteção Civil

Métodos Quantitativos

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021

3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP , Cód. 62231.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não existem.

Objetivos
Pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos na área da Estatística e da Matemática que lhes permitam desenvolver o seu raciocínio abstracto e os capacite com ferramentas para resolução de problemas.

Programa
1 - Noções de Análise Matemática real;
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos
1.2. Expressões polinomiais
1.3. Resolução de equações e de inequações polinomiais de segundo grau
1.4. Sistemas de equações lineares

2. Estatística Descritiva
2.1. Considerações preliminares
2.2. Medidas de localização e de dispersão

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será feita pela realização de um trabalho de avaliação. Os alunos que não revelarem aproveitamento na realização do trabalho serão submetidos a exame escrito.

Bibliografia
- Davis, D. e Armstrong, W. e Armstrong, B. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus,. USA: Pearson Education
- Larson, R. (2006). Cálculo Vol. I. Lisboa: McGraw-Hill
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Portugal: 7ª
- Siegel, A. e Morgan, C. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. (pp. 1-152). USA: John Wiley & Sons

Método de Ensino
Aulas Teórico - Prácticas

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado