Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10136/2016 - 17/08/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 50,0 T , Cód. 60288.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
não se aplica
Objetivos
A)Compreender as relações entre cultura e identidade enquanto realidades dialógicas - Adquirir competências teóricas que facultem a compreensão de conceitos de cultura e identidade.
B)Compreender o multiculturalismo/ interculturalismo num mundo de processos transculturais - identificar formas de hibridismo cultural e identitário
C) Adquirir capacidade de reflexão sobre cultura coo produtora de sentido e forma singular de perceção - reconhecer formas materiais e imateriais de cultura - reconhecer as identidades e os símbolos identitários como tradutores de realidades dinâmicas consubstanciadas por permanentes reconfigurações.
D)Adquirir formação e boas práticas de industriais culturais e criativas nacionais
Programa
1. Aproximação ao conceito de cultura
- distinção entre cultura e subculturas
- cultura de elites cultura popular e cultura de massas;
- Algumas interpretações teóricas do relativismo cultural
2. Identidade como conceito
- identidade e representação
- identidades nacionais / identidades culturais
- Símbolos identitários;
3. Multiculturalismo e interculturalismo
- Pluralismo cultural e etnicidade
- Transculturação e identidades hibridas
4. Cultura e memória
- objetos materiais e imateriais da cultura
- Cultura e identidade portuguesas - características, símbolos e mitos;
- narrativas da memória cultural e da identidade
5. Industrias da cultura
- industrias da cultura em Portugal exemplos de boas práticas
- industrias culturais no mundo- casos
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência (cumulativa):
- prova escrita - 35%
- trabalho temático orientado com exposição - 30%
- trabalho temático livre - 25%
- práticas em contexto de aula-10%
Avaliação por exame
- prova escrita-55%
- trabalho temático-45%
Bibliografia
- Berger, P. (1999). A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro
- Bourdieu, P. (2011). O poder simbólico. Lisboa: Edições 70
- Hall, S. (2002). Questions of cultural Identity. London: Sage
- Taylor, C. (1998). Multiculturalismo. Lisboa: Piaget
Método de Ensino
a) Exposição teórica
b) reflexão e discussão temática
c) práticas de pesquisa em aula e no meio circundante
d) Visualização e discussão de fílmicos etnográficos
Software utilizado nas aulas
não se aplica