Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10136/2016 - 17/08/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 50,0 T , Cód. 60282.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (2)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de compreender a realidade dos Média, desde o seu início até a atualidade, interpretando e distinguindo diferentes conteúdos em diferentes plataformas, em função dos públicos e dos objetivos.
Programa
Módulo A
1.História dos Média
a)De Gutenberg às Novas Tecnologias
b)Histórias do Jornalismo Português
2. Os Média em Portugal
a)Atual panorama
b) Públicos e consumo
3.Estudo de Episódios Mediáticos
a)Sociedade
b)Cultura
c)Política
Módulo B
1. McLuhan e o determinismo tecnológico na historia dos media
2. Convergência dos media e a questão dos conteúdos;
3. Ciberespaço: leitor/autor?
4. Cultura da conectividade: dispositivos e redes sociais.
Metodologia de avaliação
FREQUÊNCIA -
Prova escrita (Mód A-40%)
Prova escrita(Mód B-60%)
EXAME -
Prova escrita versando os dois módulos (Mód A-40% + Mód B-60%)
EXAME DE RECURSO - Prova escrita versando os dois módulos (Mód A-40% + Mód B-60%)
Bibliografia
- Kerckhove, D. (1997). A pele da Cultura. Lisboa: Relógio de Água
- MCLuhan, M. (1977). A Galaxia de Gutemberg: a formação do Homem tipógrafo. São Paulo: Companhia editora Nacional.
- Manovich, L. (2000). The Language of New Media. . Cambridge: The MIT Press.
- McLuhan, M. (1994). Understanding Media The extensions of man. ,Cambridge: The MIT Press.
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com apresentação de temáticas e análise de documentos, recorrendo a conteúdos digitais e suportes audiovisuais.
Software utilizado nas aulas
NA