Publicação em Diário da República: Aviso nº 1804/2017 de 16/02/2017
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP , Cód. 618220.
Docente(s)
- Marco António Mourão Cartaxo (2)
- José Manuel Quelhas Antunes (2)
- Dina Maria Ribeiro Mateus (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos sobre o tratamento de efluentes líquidos. Capacitar os alunos com ferramentas de trabalho para intervirem na análise e caracterização dos efluentes e, ainda, na operação de equipamentos em ETAR's.
Programa
Componente teórica
1. Introdução às unidades de tratamento. Características de um efluente líquido. Características dos poluentes. Níveis de tratamento de efluentes líquidos. Funcionamento global de uma ETAR.
2. Tratamentos físicos de efluentes líquidos. Princípios e aplicações dos processos de gradagem, tamisação, desarenação, remoção de óleos e gorduras, flotação, floculação, sedimentação, decantação e filtração.
3. Processos químicos de tratamento de águas residuais. Princípios e aplicações das técnicas de adsorção, troca iónica, desinfeção, oxidação, precipitação e processos de membrana.
4. Processos biológicos de tratamento de águas residuais. Processos aeróbios, sistemas de lamas ativadas e variantes, lagoas arejadas, lagoas fotossintéticas, filtros de percolação e discos biológicos. Processos anóxicos em suspensão e em filme fixo. Processos anaeróbios, digestores anaeróbios e filtros anaeróbios. Tratamentos naturais. Tratamentos em solos e em zonas húmidas construídas.
5. Tratamento e destino final de lamas. Operações de espessamento, estabilização, condicionamento, desidratação, secagem, compostagem e deposição.
Componente prática
1. Determinação do teor em cloretos numa água
2. Monitorização de uma zona húmida construída em termos de remoção de nutrientes
3. Ensaios de produção e tratamento de lamas
Metodologia de avaliação
A classificação final é obtida por média ponderada entre classificação obtida em prova escrita (80%) e a classificação obtida em trabalhos laboratoriais e respetivo relatório (20%).
Bibliografia
- Brito, A. e Oliveira, J. e Peixoto, J. (2010). Tratamento de água para consumo humano e uso industrial: elementos teórico-práticos. Porto: Publindústria
- Hendricks, D. (2006). Water treatment unit process: physical and chemical. Boca Raton: CRC - Taylor & Francis
- Metcalf and Eddy, Inc, . (2002). Wastewater Engineering: Treatment and Reuse. USA: McGraw-Hill
Método de Ensino
Algumas aulas em que se expõem os conceitos relativos à unidade curricular e outras aulas em que são propostos exercícios de aplicação e realizados alguns trabalhos laboratoriais.
Software utilizado nas aulas