Publicação em Diário da República: Aviso nº 1804/2017 de 16/02/2017
5.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 45,0 TP , Cód. 618212.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre a utilização de culturas microbianas e enzimas no tratamento de resíduos.
Executar procedimentos de operação dos vários tipos de reatores utilizados em processos de tratamento biológico de efluentes. Executar medições das principais variáveis processo.
Programa
Aulas TP
1. Introdução aos processos biológicos
2. Enzimas e cinética enzimática
2.1 Mecanismos de reações enzimáticas com um substrato
2.2 Cinética enzimática
2.3 Imobilização de biocatalisadores
2.4 Enzimas no tratamento de efluentes
3. Microrganismos e cinética microbiana
3.1 Cinética do crescimento microbiano e inibição
3.2 Formação de produtos
3.3 Crescimento em fase sólida
3.4 Microbiologia dos processos de tratamento aeróbio e anaeróbio
3.5 Remoção biológica de nutrientes
3.5.1 Conversão de carbono orgânico
3.5.2 Conversão de azoto
3.5.3 Conversão de fósforo
4. Reatores
4.1 Geometrias e modos de operação
4.1.1 Tanque agitado
4.1.2 Air-lift
4.1.3 Leito fixo
4.1.4 Leito fluidizado
4.1.5 Reatores estáticos
4.2 Biorreatores de tratamento de efluentes
4.2.1 Reatores de tratamento aeróbio
4.2.2 Reatores de tratamento anaeróbio
4.2.3 Reatores de biofilme
Aulas PL
TP1 ? Métodos de imobilização de biocatalizadores.
TP2 - Determinação da atividade de invertase em células de Saccharomyces cerevisiae livres e imobilizadas
TP3 ? Observação microscópica da comunidade microbiana de um sistema de tratamento biológico.
TP4 ? Demonstração do funcionamento dos reatores de contínuo e descontinuo de tanque agitado, leito fixo e air-lift.
TP5 ? Determinação da curva de crescimento de uma população de leveduras
Metodologia de avaliação
Ponderação da classificação prática (30%) e da classificação teórica (70%). A classificação prática é obtida pela realização de trabalhos laboratoriais e respetivos relatórios. A classificação teórica é obtida pela realização de uma prova escrita.
Bibliografia
- Mota, M. e Lima, N. (2003). Biotecnologia - Fundamentos e Aplicacoes. Lisboa: Lidel
- Ramoa Ribeiro, F. e Lopes, J. e Lemos, F. (2013). Reatores Quimicos. Lisboa: IST Press
- Teixeira, J. e Fonseca, M. (2007). Reactores Biologicos - Fundamentos e Aplicacoes. Lisboa: Lidel
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e em que são propostos e resolvidos exercícios de aplicação, e aulas prático-laboratoriais em que são realizados alguns trabalhos laboratoriais.
Software utilizado nas aulas