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Ano Letivo: 2017/18

Qualidade Alimentar

Tecnologia de Processamento de Alimentos II

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Publicação em Diário da República: Aviso nº 1950/2016 - 18/02/2016

5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 616918.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Providenciar a aquisição de conhecimentos abrangentes e especializados sobre as técnicas de processamento de alimentos, nomeadamente, sobre a operação e dimensionamento dos equipamentos mais comuns na indústria alimentar.

Programa
Parte I - Processamento de alimentos à temperatura ambiente:

1 - Preparação das matérias-primas
2 - Fracionamento e moagem
3 - Mistura e conformação
4 - Separação e concentração (centrifugação, filtração, extração utilizando solventes, concentração com membranas
5 - Irradiação
6 - Utilização de campos elétricos, pressões hidrostáticas elevadas, luz e ultra sons Parte

II - Processamento de alimentos por aplicação de calor:

1 - Utilização de vapor ou água quente
- Cozimento
- Pasteurização
- Esterilização
- Evaporação e destilação
- Extrusão
2 ? Utilização de ar quente
- Desidratação/secagem
- Cozimento em forno
3 ? Utilização de óleo quente
- Fritura

Parte III - Processamento de alimentos por remoção de calor:

1 - Refrigeração
2 - Congelação
3 - Desidratação e concentração por congelação

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua será efetuada através da realização de dois testes escritos e a classificação final é a média aritmética da obtida nos testes. Os alunos com classificação igual ou superior a 9,5 valores serão dispensados de exame.

Bibliografia
- Fellows, P. (2009). Food Processing Technology: Principles and Practice. : Woodhead Publishing.
- Saravacos, G.; Maroulis, Z., . (2011). Food Process Engineering Operations. : CRC Press
- Singh, R.; Heldman, D., . (2008). Introduction to Food Engineering. : Academic Press
- Smith, P. (2011). Introduction to Food Process Engineering. Springer:

Método de Ensino
Em cada capítulo é introduzida a operação em estudo, seguindo-se a apresentação e discussão dos fatores mais influentes e dos cálculos básicos de projeto e seleção dos equipamentos. São resolvidos exercícios de aplicação

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

 

 


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