6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP , Cód. 61428.
Docente(s)
- Fernando Sérgio Hortas Rodrigues (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Ao concluir esta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: 1. Aplicar os princípios básicos de resolução de problemas utilizando o paradigma de programação orientada aos objetos 2. Desenvolver código funcional através de uma linguagem de programação orientada a objetos, e das suas bibliotecas de classes 3. Gerir situações de erro e de exceção no desenvolvimento de software
Programa
1. Introdução à Programação Orientada por Objetos
1.1 Definição de classes: Atributos, construtores, métodos, encapsulamento
1.2 Definição de classes por associação
1.3 Definição de classes por herança
1.4 Interfaces
1.5 Polimorfismo
2. Programação Visual
2.1 Desenvolvimento de interfaces gráficas em SWING
3. Programação com classes
4. Definição de classes de Biblioteca
4.1 Criação de Packages
4.2 Criação de bibliotecas de classes
Metodologia de avaliação
Época Normal de Exame e de Recurso
Trabalho Prático (100%)
O Trabalho Prático de avaliação, terá discussão se o docente assim solicitar. Se o aluno faltar à
discussão, ficará automaticamente reprovado nessa época de avaliação.
Bibliografia
- Balagurusamy, E. (2013). Object Oriented Programming with C++,. (Vol. 1). (pp. \---). New York: McGraw-Hill
Método de Ensino
Presencial
Software utilizado nas aulas
Visual Studio. Plataforma de eLearning.