Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 60022.
Docente(s)
            - Ana Paula Gomes Ribeiro   (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem ser capazes de:
- Apresentar-se, apresentar alguém e receber alguém no local de trabalho;
- Redigir mensagens eletrónicas/correspondência de cariz semiformal e formal;
- Dominar aspetos gramaticais necessários à concretização do acima referido.
Programa
          1. A Língua Inglesa na comunicação diária e em contexto de trabalho;
1.1. Apresentar-se, apresentar alguém e receber alguém no local de trabalho;
1.2. Redigir mensagens eletrónicas/correspondência de cariz semiformal e formal;
2. O mundo do trabalho;
2.1. Trabalho e motivação;
2.2. Gestão  arte ou ciência?
2.3. Lidar com queixas;
2.4. Material de escritório;
3. Terminologia relacionada com a área da Gestão Comercial e Vendas;
3.1. Números e operações matemáticas básicas;
3.2. Tecnologias informáticas de apoio à gestão;
3.3. Relacionamento com Clientes  satisfação e fidelização;
Conteúdos gramaticais 
1-Artigos e pronomes 
2-Tempos verbais 
3-Condicionais 
4-Preposições 
5-Adjetivos e advérbios
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: frequência 60% + trabalho de pesquisa 20% + avaliação contínua 20%
Trabalhadores estudantes: frequência 80% + trabalho de pesquisa 
Avaliação final: exame 80% + trabalho de pesquisa 
O trabalho de pesquisa é de cariz obrigatório
Bibliografia
          - Bolton, D.  e Oscarson, M.  e Peterson, L. (1993). Basic Working Grammar. Lisboa:  Thomas Nelson and Sons, Ltd e Lisboa Editora, Lda
- Brown, H.  e Dooley, J.  e Evans, V. (2015). Career Paths - Management I. Berkshire:  Express Publishing
- Taylor, J.  e Zeter, J. (2011). Career Paths - Business English. Berkshire:  Express Publishing
Método de Ensino
          Aulas teóricas e teórico-práticas onde se realizam exercícios de reading, listening, speaking e writing com gramática implícita
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















