Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 601619.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso os alunos devem ter competências para trabalhar em equipa e de liderar equipas de trabalho, e de ser capaz de distinguir os conceitos de grupo e de equipa. O aluno deve conhecer-se a si próprio e ser capaz de construir um plano de desenvolvimento individual por forma a adquirir competências emocionais implícitas à liderança e ao desenvolvimento organizacional e pessoal. Conhecer os conceitos de equipas e de organizações positivas.
Programa
1.Traços do líder: Competências Intelectuais, emocionais e inteligência emocional
2.Comportamentos do líder: Inteligência emocional e competências emocionais.
3.Traços do líder e situações; Teoria dos Traços, Modelo Blake e Mouton, Teorias contingenciais, Modelo de Fiedler, Modelo situacional de Hersey-Blanchard, Liderança carismática transformacional e visionária.
4.Liderança e influência social: Poder e influência; Gestão e Liderança.
5.Liderança e processos de grupo; Conceitos de grupo e equipa;
6.Liderança e eficiência de grupo; Fases de desenvolvimento de um grupo; processos e funcionamento de equipas.
7.Equipas e organizações positivas; Gestão da diversidade cultural.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua Trabalho de Grupo constituído por 2 alunos e discussão oral do trabalho = 100%
ou
Avaliação Periódica Prova de frequência com teste de conhecimentos escrito = 100%
Avaliação Final Prova de Exame com teste de conhecimentos escrito
Bibliografia
- Ilharco, F. e Lourenço, L. (2007). Liderança - As Lições de Mourinho. Lisboa: Booknomics
- Rego, A. e Cunha, M. (2005). Liderar. Lisboa: D. Quixote
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.