Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 S , Cód. 60165.
Docente(s)
            - Sílvio Manuel Valente da Silva  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Competências a adquirir pelo aluno:
- Conhecer o processo de criação de novas empresas, factores e condicionantes;
- Caracterizar a figura do empresário e conhecer as razões para o seu surgimento;
- Reconhecer ideias de negócio e avaliar oportunidades;
- Identificar tecnologias com potencial de mercado e de valorização económica;
- Identificar os elementos necessários ao processo de criação de uma empresa;
-Desenvolvimento da ideia e aplicação no mercado;
-Compreender a importância do plano de negócios para a avaliação da ideia de negócio. 
-Identificar os instrumentos de financiamento ao empreendedorismo. 
-Elaborar um plano de negócios e testar a ideia de negócio.
Programa
          1  INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO 
1.1. Empreendedorismo; conceitos gerais. 
1.2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo. 
2 - O EMPREENDEDOR 
2.1. Definições de empreendedor. 
2.2. A decisão de empreender. 
2.3. O histórico do empreendedor. 
2.4. Diferenciar inventores e empreendedores. 
2.5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido. 
3  O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES. 
3.1. Oportunidades e ideias. 
3.2. Fontes de novas ideias 
3.3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades. 
3.4. Métodos de geração de novas ideias. 
3.5. Avaliação das ideias. 
3.6. A proteção da propriedade intelectual. 
3.7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio). 
4  O PLANO DE NEGÓCIOS 
4.1. As partes componentes do plano de negócios 
4.2. A apresentação do plano de negócios. 
5  ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA 
5.1. Visão e missão. 
5.2. Análise externa (geral e da indústria). 
5.3. Análise interna. 
5.4. Análise SWOT. 
5.5. Estratégias genéricas. 
6 - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA 
6.1. Conceitos genéricos de Marketing. 
6.2. Estudo de mercado. 
6.3. Segmentação. 
6.4. Escolha do mercado alvo e posicionamento. 
6.5. A marca. 
6.6. O marketing-mix. 
7  A FORMA JURÍDICA DA NOVA EMPRESA 
7.1. As empresas singulares. 
7.2. As sociedades. 
7.3. As formalidades da criação da nova empresa. 
8  ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA DA NOVA EMPRESA (breve Introdução) 
8.1. A atividade da empresa. 
8.2. Demonstrações financeiras. 
8.3. Rácios de análise económico-financeira. 
9 - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO (breve Introdução) 
9.1.  Regras de decisão de investimento. (Payback; VAL; TIR)
Metodologia de avaliação
          O sistema de avaliação é contínuo,apoia-se em:Trabalho individual a ser apresentado.Tema a definir com o docente(90%);Participação nas aulas,assiduidade, pontualidade(10%).Exame escrito normal ou  recurso:Exame(100%).
Bibliografia
          - Bateman, T.  e Snell, S. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. England:  McGraw-Hill International Edition
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espana:  Paidos
- Drucker , P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa.. Lisboa:  Editorial Presença
- Marina, E.  e M, J. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espana:  Ariel
- Osterwalder, A.  e Pigueur, Y. (2011). Criar Modelos de Negocio. (Vol. 1). Lisboa:  D.Quixote
- Taylor, R. (2014). Creativity at Work. (Vol. 1). London:  Kogan Page
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas: a)Método expositivo, com recurso a audiovisuais;b)Método participativo, com recurso à discussão de questões; c) Apresentação e análise de casos de  empreendedorismo;  d)Construção do plano de negócios.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















