Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617520.
Docente(s)
            - Célio Gonçalo Cardoso Marques  (2)
- Vasco Renato Marques Gestosa da Silva  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          Os alunos deverão saber elaborar um plano de marketing digital (MD) e comércio eletrónico(1), e adquirir competências na gestão de lojas virtuais(2), publicidade online(3), conteúdos para MD(4), media sociais(5), analítica na Web(6), otimização de websites para pesquisas(7) e intelig. competitiva(8)
Programa
          1. Marketing digital
- Definição dos conceitos;  
- Evolução do marketing digital;
- Plano de Marketing Digital  
  
2. Desenvolvimento de Website para Marketing Digital
- Google Sites
3. Desenvolvimento de aplicações de Marketing Digital para dispositivos móveis  
- MIT  App Inventor  
 4. Criação de conteúdos para marketing digital  
- Utilização de ferramentas para a criação de conteúdos multimédia para campanhas de marketing digital. 
 
5. Os media sociais (Social Media) 
- Conceito;  
- Social media marketing;  
- ferramentas;  
- Gestão de crises;  
- Business intelligence e os social media.  
 
6. Analítica na Web (Web Analytics) 
- Conceito;  
- Ferramentas;  
- Implementação.  
 
7. Otimização de websites para motores de pesquisa 
- Motores de pesquisa; 
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM); 
- Definição de estratégias.  
 
8. Inteligência competitiva (Competitive Intelligence) 
- Conceito;  
- Ferramentas;  
- Implementação.
Metodologia de avaliação
          Teste escrito, com consulta. Realização de trabalho prático em grupo e sua discussão pública. Cada componente atrás referida com nota mínima de 7 valores em 20, para dispensar de exame.
Bibliografia
          - Adolpho, C. (2012). Os 8 Ps do Marketing Digital - O guia estratégico de marketing digital. (Vol. 1). Brasil:  Texto Editores
- Carrera, F. (2012). Marketing Digital na versãoo 2.0 - o que não pode ignorar. (Vol. 1). Lisboa:  Edições Silabo
- Chaffey, D.  e Ellis-Chadwick, F. (2012). Digital Marketing - Strategy, Implementation and Practice. (Vol. 1). Reino Unido:  Pearson
- Zarrella, D. (2010). The Social Media Marketing Book. (Vol. 1). Sebastopol - CA:  O´Reilly
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Ferramentas relacionadas com social media, Web analytics, search engine marketing, search engine optimization e competitive intelligence;
Moodle;
Google sites;
MIT - App Inventor.

















