Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 617519.
Docente(s)
- Célia Maria Nunes Barreto (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Realizar estudos de usabilidade e acessibilidade.
2. Promover diferentes técnicas que permitam uma análise da usabilidade de produtos multimédia.
3. promover testes de acessibilidade.
4. Apresentar propostas de medidas corretivas, promovendo o redesign de produtos multimédia.
Programa
1. Questões de credibilidade na Internet
2. O Conceito de usabilidade
Introdução ao conceito de usabilidade e a necessidade de simplificar a utilização de produtos multimédia.
a) Os princípios de usabilidade
- Design de páginas web ou produtos multimédia;
- Design de conteúdos
- Design de sites
- Arquitetura da informação.
3. Técnicas de Avaliação de usabilidade
A avaliação da usabilidade e os seus objetivos e técnicas.
a) Avaliação heurística
- Definição e caraterísticas
- Heurísticas e indicadores
- Avaliadores e condições de avaliação
b) Testes de utilizadores
- Definição e técnicas
- Inspeção cognitiva
- Testes com utilizadores.
4. Conceito de Acessibilidade
a) Diretivas da W3C e legislação
b) Avaliação da conformidade das diretivas W3C
Metodologia de avaliação
A avaliação, tanto em frequência como em exame, consiste na realização de dois exercícios práticos em e um teste individual.
Exercício 1 _avaliação usabilidade;
Exercício 2 _avaliação acessibilidade.
Ponderação: EX1- 60%; Ex2- 20%; Teste- 20%
Bibliografia
- BADRE, A. (2002). Shaping Web usability : interaction design in context.. USA: Pearson Education
- GOTO, K. (2000). Web ReDesign, Workflow that works. USA: New Riders Publishing
- NIELSEN, J. (2000). Designing web usability: the practice of simplicity.. USA: New Riders Publishing
- NORMAN, D. (2002). The design of everyday things. New York: Basic Books
Método de Ensino
1. Aulas teórico práticas com explanação dos conteúdos ministrados e apresentação de estudos de caso.
2. Aulas de práticas laboratoriais com exercícios práticos e acompanhamento do projeto.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.