Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP , Cód. 61751.
Docente(s)
            - José Manuel Borges Henriques Faria Paixão  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não existem pré-requisitos, contudo recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos de cálculo algébrico.
Objetivos
          1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos: 1.1. matemáticos; 1.2. trigonométricos; 1.3.	estatísticos. 2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.
Programa
          I. BREVES NOÇÕES DE ANÁLISE MATEMÁTICA REAL
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos; 
1.2. Expressões polinomiais, racionais fraccionárias e irracionais; 
1.3. Resolução de equações e de inequações; 
1.4. Sistemas de equações lineares; 
1.5. Conceito de função real de variável real; 
1.6. Estudo de algumas funções algébricas e suas aplicações. 
II. TRIGONOMETRIA
2.1. Relações trigonométricas e caracterização de funções sinusoidais;
2.2. Conceito de amplitude, fase, frequência, frequência regular e período;
2.3. Equações trigonométricas. 
III. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
3.1. Considerações preliminares; 
3.1.1. População e Amostra; 
3.1.2. Fases do Método Estatístico;
3.1.3. Exploração dos dados e Inferência Estatística; 
3.1.4. Exemplos de aplicação da estatística; 
3.2. Tipo de dados: 
3.2.1. Dados qualitativos; 
3.2.2. Dados qualitativos; 
3.3. Distribuição de frequências e sua representação gráfica; 
3.4. Medidas de Estatística Descritiva:
3.4.1. Medidas de localização; 
3.4.2. Medidas de dispersão; 
3.4.3. Medidas de forma: assimetria e achatamento.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: 0.4F1+0.5F2+0.1T, em que F1,F2=Frequências; T=trabalho, todos cotados para 20 valores e sem consulta. Avaliação por exame: um teste escrito sem consulta, cotado para 20 valores, sobre toda a matéria lecionada (aprovação: >=10)
Bibliografia
          - Armstrong, B.  e Davis, D.  e Armstrong, W. (2003). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. USA:   Pearson Education
- Reis, E. (2009). Estatística Descritiva. Portugal:  Edições Sílabo
- Siegel, A.  e Morgan, C. (1996). Statistics and Data Analysis: An Introduction. Study Guide Wiley International Edition. USA:  John Wiley & Sons
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















