Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624013.
Docente(s)
- Ricardo Nuno Taborda Campos (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivo introduzir os alunos à programação de computadores usando a linguagem Python. Ao concluir esta unidade o estudante deverá:
1) ter um conhecimento básico da programação e dos processos de programação;
2) ser capaz de codificar algoritmos elementares numa linguagem de programação;
3) ter conhecimento das principais bibliotecas existentes em Python;
4) saber escrever e estruturar programas para resolver problemas simples;
5) saber automatizar rotinas com recurso a estruturas de controlo e iteração;
6) ser capaz de escrever e guardar ficheiros de texto e documentos web;
7) saber decompor problemas em sub-tarefas com recurso a funções reutilizáveis, anónimas e recursivas;
8) estar capacitado para testar e corrigir erros em programas;
9) estar familiarizado com as principais noções da programação orientada a objetos
Programa
1. Introdução à Programação
2. Conceção de Algoritmos
3. Introdução ao Python
4. Utilização de Bibliotecas
5. Entrada e Saída de Informação
6. Variáveis
7. Operações Aritméticas
8. Tipos de Dados: int; string; char; bool
9. Estruturas de Dados: Arrays; Listas; Dicionários; Tuplos; Conjuntos
10. Estruturas de Controlo
11. Leitura e Escrita de Ficheiros
12. Funções
13. Recursão
14. Exceções
15. POO
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: Frequência (60%) + Mini Teste I (10%) + Mini Teste II (15%) + Mini Teste III (15%)
Avaliação Final:Exame(100%)
Os alunos ficam automaticamente reprovados e excluídos de exame no caso de obterem nota final inferior a 6 valores
Bibliografia
- , . e Costa, E. (2016). Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas . Lisboa: FCA
- Downey, A. (0). Think Python - How to Think Like a Computer Scientist. Acedido em 16 de fevereiro de 2018 em http://greenteapress.com/wp/think-python
- Liang, D. (2012). Introducing to Programming using Python. NA: NA
- Severance, C. (0). Python for Everybody - Exploring Data Using Python 3. Acedido em 16 de fevereiro de 2018 em http://do1.dr-chuck.com/pythonlearn/EN_us/pythonlearn.pdf
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais.
Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Python - Anaconda
Jupyter Notebooks
Moodle plataforma de eLearning do IPT, Centro de eLearning