Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11774/2016 - 27/09/2016
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 67,50 TP , Cód. 626311.
Docente(s)
            - Carlos Alberto Farinha Ferreira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Providenciar as competências para a escolha e operacionalização de circuitos com sensores. Obter conhecimentos acerca dos componentes eletrónicos e respectivos circuitos.
Programa
          Métodos, erros e incertezas em medições. Eletrónica de instrumentação: resistências, condensadores, bobinas, amplificadores operacionais; transístores e diodos: princípio de funcionamento, características e circuitos de aplicação.
Acondicionamento de sinais e interface: circuitos com amplificadores operacionais, circuitos em corrente, sinais diferenciais, filtros, conversão e alimentação.
Sensores: Bases físicas de funcionamento dos materiais utilizados nos sensores. Características temporais de resposta, gama de medida, sensibilidade, repetibilidade, etc. Tecnologia e características dos diversos tipos de sensores existentes: medição de temperatura, presença, força, binário, posição, velocidade, aceleração, pressão, caudal, luminosidade, campo magnético, etc.
Utilização de aparelhagem: Multímetros analógicos e digitais, osciloscópios, geradores de funções, wattímetros e contadores de energia elétrica.
Metodologia de avaliação
          Teste escrito: 50%; trabalhos laboratoriais: 50%.
Bibliografia
          -  S. Williams, J. (2005).  Sensor Technology Handbook. -:   Elsevier Inc.
- Bowens, A. (1986). Digital Instrumentation. -:  McGraw-Hill
- Silva, M. (2009).  Introdução aos circuitos elétricos e eletrónicos. -:  Calouste Gulbenkian
- Sinclair, I. (2001). Sensors and Transducers. -:  Reed Elsevier
Método de Ensino
          Explanação da parte teórica dos conceitos inquirindo os alunos acerca dos conhecimentos pré-existentes. Resolução de exercícios teórico-práticos normalmente complementados pela sua realização laboratorial. Realização de pequenos projectos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.

















