Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11774/2016 - 27/09/2016
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 67,50 TP , Cód. 62631.
Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Aquisição de conhecimentos sobre:
1.1. lógica proposicional;
1.2. cálculo algébrico e matricial;
1.3. trigonometria e complexos;
1.4. cálculo vetorial;
1.5. funções reais de variável real.
2. Aplicação das valências matemáticas adquiridas a problemas relacionados com o curso.
Programa
1. LÓGICA PROPOSICIONAL
1.1. Proposições e operadores lógicos sobre proposições;
1.2. Tabelas de verdade;
1.3. Propriedades das operações lógicas.
2. NOÇÕES DE CÁLCULO ALGÉBRICO E DE CÁLCULO MATRICIAL
2.1. Cálculo algébrico:
2.1.1. Polinómios, expressões algébricas e sua interpretação;
2.1.2. Razões, fatores de conversão e proporções.
2.2. Matrizes:
2.2.1. Sistemas de equações;
2.2.1. Noções gerais sobre matrizes;
2.2.4. Aplicações das matrizes;
2.2.5. Determinantes e utilização da regra de Cramer.
3. NOÇÕES BÁSICAS DE TRIGONOMETRIA E DE NÚMEROS COMPLEXOS
3.1. Trigonometria:
3.1.1. Razões trigonométricas de ângulos agudos;
3.1.2. Valores das razões trigonométricas em ângulos particulares;
3.1.3. O círculo trigonométrico e suas aplicações.
3.2. Números Complexos:
3.2.3. Forma algébrica e forma trigonométrica de um número complexo;
3.2.4. Operações com números complexos. Sua perspetiva geométrica.
4. INTRODUÇÃO AO CÁLCULO VETORIAL
4.1. Segmentos orientados;
4.2. Norma, direção e sentido;
4.3. Vetores e operações elementares com vetores.
5. COMPLEMENTOS SOBRE FUNÇÕES REAIS DE VARIÁVEL REAL
5.1. Generalidades sobre funções reais de variável real;
5.2. Conceito geométrico de derivada e suas aplicações;
5.3. Conceito geométrico de integral e suas aplicações.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 0.5F1+0.5F2, (F1 e F2 com notas mínimas de 6,5 val. (em 20,0).
Avaliação por exame: teste escrito e sem consulta sobre toda a matéria.
Aprovação: nota igual ou superior a 10 val. em 20 val.
Bibliografia
- Armstrong, B. e Davis, D. (2002). College Mathematics, Solving problems in finite mathematics and calculus. : Pearson Education
- Fernandes, R. (0). Sebenta de Matemática Tesp Automação Industrial IPT 2017 2018. Acedido em 23 de outubro de 2017 em https://politecnicotomar-my.sharepoint.com/personal/rosab_ipt_pt/Documents/sebentas%202013_2016/sebenta%20matematica%20Tesp%20AI%202016%202017.pdf?csf=1
- Larson, R. (2006). Cálculo. (Vol. I). : McGraw-Hill
- Sobecki, D. e Byleen, K. e Ziegler, M. e Barnett, R. (2011). College Algebra with Trigonometry. New York: McGraw-Hill
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde para além da exposição teórica dos conteúdos programáticos, são desenvolvidas aplicações práticas dos temas apresentados.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.