8 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 T + 12,0 PL + 20,0 TP + 4,0 S + 32,0 OT + 10,0 O , Cód. 201510.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável.
Objetivos
Explicar e utilizar instrumentos de:
1. Empreendedorismo, gestão estratégica e planeamento.
2. Projetos de investimento e financiamento.
3. Gestão financeira de curto prazo.
4. Informação e controlo de gestão.
5. Marketing, e-commerce.
6. Gestão comercial.
7. Inovação.
8. Internacionalização.
Programa
a)Empreendedorismo, Gestão Estratégica e Planeamento
b)Contabilidade Financeira e de Gestão
c)Análise Financeira e Cálculo Financeiro
d)Projetos de Investimento e Financiamento
e)Gestão Financeira de Curto Prazo
f)Sistemas de Controlo e de Apoio à Decisão
g)Marketing Relacional
h)Técnicas de Captação e Fidelização (CRM)
i)Digital Marketing
j)Marketing Global e Gestão da Rede Comercial de Vendas
k)Digital Business e Processo de Inovação
l)Internacionalização de Empresas
Metodologia de avaliação
O método de avaliação consiste na realização de provas escritas e na realização de trabalhos práticos, a repartir pelos diversos conteúdos programáticos e atendendo aos diversos docentes que irão lecionar a unidade curricular.
Bibliografia
- Anthony, R. e Govindarajan, V. (2006). Management Control Systems. Boston, EUA: Mc Graw-Hill /Irwin
- Horngren, C. e Datar, S. e Madhav, R. (2012). Cost Accounting - A Managerial Emphasis. Boston, EUA: Prentice Hall
- Ross, S. e Westerfield, R. e Jaffe, J. (2002). Corporate Finance. Boston, EUA: Mc Graw-Hill /Irwin
- Velez, R. e Lord, B. (2013). Converge: Transforming Business at the Intersection of Marketing and Technology. New Jersey, EUA: John Wiley & Sons
Método de Ensino
Sessões teórico-práticas nas quais são lecionados os conteúdos programáticos previstos, usando-se material de apoio, apresentações power point, bem como de exercícios práticos de aplicação dos conceitos adquiridos.
Software utilizado nas aulas
SAP ? Strategic Management, Cognos/BO/BPC ? Business, Plan & Consolidation, Profitability & Cost Management, ERP, CRM.