2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 TP , Cód. 201446.
Docente(s)
            - Silvério Manuel Domingues Figueiredo  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Proporcionar aos alunos as competências básicas para a realização de um estudo de paleoecologia e de geoarqueologia e saber relacionar entre si estas duas ciências. 
Programa
          1 - O que é a Paleoecologia (conceitos, metodologias e caracterização de paleambientes); 2 - Indicadores paleoambientais (identificação dos principais indicadores paleoambientais); 3 - As alterações antrópicas e a bioturbação (as alterações provocadas pelo homem e pelos animais na estratigrafia e na ecologia); 4 - O que é a Geoarqueologia (conceitos, metodologias e caracterização; o estudo dos terraços e os casos particulares dos concheiros e dos sambaquis); 5 - O Plistocénico (caracterização e dados para os estudos arqueológicos);  6 - O Holocénico (caracterização e dados para os estudos arqueológicos).
Metodologia de avaliação
          A avaliação será constituída por um trabalho final da UD.
Bibliografia
          - Duplaix, S. (1958). Determination Microscopique. (Vol. I). (pp. 1-85). Paris:  Librairie Polytechnique Beranger
- Miskovsky, J. (1974). Le Quaternaire du Medi Mediterraneen: Stratigraphie et paleoclimatologie. (Vol. 1). (pp. 1-325). Paris:  Editions du Laboratoire de Paleontologie Humaine et de Prehistoire
- As escadarias de terraços do Ródão à  Chamusca (Baixo Tejo): caracterização e interpretação de dados sedimentares, tectónicos, climáticos do Paleolítico.(2016, 0 de junho).  Estudos do Quaternário, pp. 1-24.
- Geomorfologia e paleoambientes no leste da América do Sul: implicações arqueológicas.(2013, 0 de ---).  Geoarqueologia, pp. 135-180.
Método de Ensino
          Ensino à distância
Software utilizado nas aulas
          

















