Publicação em Diário da República: Despacho nº 10765/2011 - 30/08/2011
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 16,0 PL + 14,0 TP , Cód. 300103.
Docente(s)
            - José Manuel Quelhas Antunes  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Conhecimentos de cinética química, reactores químicos ideais, termodinâmica e fenómenos de transporte.
Objetivos
          Depois de concluída a unidade curricular os alunos deverão ser capazes de analisar e prever o comportamento de reactores reais e de modelar e optimizar reactores catalíticos de leito fixo.
Programa
          1.	Introdução. Revisão breve sobre cinética química e reactores químicos homogéneos ideais.
2.	Teoria da distribuição de tempos de residência.
2.1.	Introdução. Pressupostos e conceitos fundamentais
2.2.	Distribuição de tempos de residência, de idades internas, de idades residuais e função intensidade
2.3.	Metodologia empregue na medição de DTR
2.4.	Diagnóstico de anomalias com recurso à DTR.
2.5.	Modelos de escoamento não-ideal: Modelo dos reactores em Cascata; Modelo pistão dispersivo
2.6.	DTR, mistura e reacção química ? Segregação total e Mistura máxima.
3.	Processos Catalíticos.
3.1.	Catálise: homogénea e heterogénea. Reacções catalíticas heterogéneas. 
3.2.	Desactivação de catalisadores. Técnicas de prevenção. Regeneração.
3.3.	Partículas de Catalisador: Geometrias; Difusão interna, difusão externa e reacção química; Equações de balanço; Parâmetros de modelo.
4.	Reactores Catalíticos de Leito Fixo.  
4.1.	Modelos Pseudo-Homogéneos: Equações de balanço; Parâmetros de modelo. 
4.2.	Modelos Heterogéneos: Equações de balanço; Parâmetros de modelo. 
4.3.	Modelos matemáticos. Métodos numéricos. Simulação.
5.	Reactores Catalíticos de Leito Fluidizado.
5.1.	Conceitos básicos. Cracking catalítico. Perspectiva histórica.
5.2.	Processo do leito fluidizado.
5.3.	Dimensionamento e modelação.
Nas aulas práticas laboratoriais serão realizados trabalhos experimentais relacionados com a operação de reactores reais recorrendo a reactores à escala laboratorial, para aplicação da teoria da distribuição de tempos de residência: 1. Determinação da distribuição de tempos de residência (DTR) num CSTR usando o estímulo impulso; 2. Determinação da DTR num CSTR usando o estímulo degrau;3. Determinação da DTR num reator tubular usando o estímulo impulso; 4. Determinação da DTR num reator tubular usando o estímulo degrau e com a operação de reatores heterogéneos à escala piloto: 5. Estudo e análise de um reator heterogéneo de produção de pasta. Os alunos realizam ainda um trabalho de índole computacional relacionada com a resolução de modelos de reatores catalíticos de leito fixo.
Metodologia de avaliação
          Prova escrita . 30%, trabalho computacional - 35%, e trabalhos práticos - 35%
Bibliografia
          - Fogler, H. (1986). Elements of Chemical Reaction Engineering. New Jersey:  Prentice-Hall
- Levenspiel, O. (1999). Chemical Reaction Engineering. New York:  John Wiley
Método de Ensino
          Aulas teóricas em que se expõem os conceitos relativos à disciplina e aulas práticas em que são realizados alguns trabalhos práticos e propostos exercícios de aplicação.
Software utilizado nas aulas
          Próprio da instalação de demonstração de reatores.

















