6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 30183.
Docente(s)
- Fernando Manuel Lino Gonçalves Antunes (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
Contacto com as técnicas de posicionamento terrestre e espaciais disponíveis, em particular os sistemas GNSS, adquirindo competências para a realização de um trabalho prático completo: planeamento, posicionamento, recolha e processamento de dados geográficos.
Programa
1. Sistemas de posicionamento terrestre. Elementos gerais de geodesia e topografia.
1.1. Técnicas de medição em campo e em cartas topográficas;
1.2. Métodos gerais de levantamento topográfico;
1.3. Aplicações da topografia ao ordenamento do território/planeamento urbano.
2. Sistemas de posicionamento espacial. Os sistemas de navegação global por satélite (GNSS). O caso particular do sistema NAVSTAR GPS.
3. Estrutura do sinal GPS. Análise do mecanismo gerador de códigos. Estrutura lógica da mensagem de navegação. Resolução das ambiguidades. Erros de observação.
4. Sistemas de Referência. O sistema elipsóidico de referência. O datum geodésico. O elipsóide associado ao GPS. Os sistemas geodésicos nacionais. Os sistemas de tempo - tempo das efemérides, tempo atómico, tempo universal, tempo universal coordenado e tempo GPS.
5. Modos de Posicionamento de Entidades Espaciais. Posicionamento absoluto e relativo. Posicionamento estático e dinâmico.
6. Tipos de equipamento. Utilização de Receptores.
Metodologia de avaliação
- teste escrito - 40,
- trabalho prático - 60.
Bibliografia
- Gonçaves, J. e Sousa, J. e Madeira, S. (2012). Topografia. Conceitos e aplicações. (Vol. 1). Lisboa: LIDEL
- Hofmann-Wellenhof, B. e Lichtenegger, H. e Collins, J. (1997). GPS Theory and Practice. Wien NewYork,: Springer-Verlag
- Monteiro, J. (2012). Entrada de Dados GPS em Sistemas de Informação Geográfica. Sebenta de apoio às aulas. . Castelo Branco. : IPCB/ESA
- Monteiro, J. (2012). Planeamento de Observações GPS. Sebenta de apoio às aulas.. (Vol. 1). Castelo Branco: IPCB/ESA
Método de Ensino
Presencial. Baseiam-se nos processos de ensino/aprendizagem que conjugam os métodos expositivo e o demonstrativo. Na elaboração de trabalhos práticos os alunos têm que recolher dados de campo, tratar e analisar a informação recolhida.
Software utilizado nas aulas
ArcGIS. GPS Software